Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

“A criação inteira geme e sofre as dores de parto até o presente” Rm 8,22

Vários especialistas têm alertado para os impactos das mudanças climáticas que afetará toda humanidade. Cada dia é possível constatar desastres ambientais, desmatamento, queimadas, degradação ambiental causada pela mineração desordenada, aumento da pobreza, falta de água potável, disseminação de doenças. O historiador John Mcneill afirma que a humanidade vem se aproximando perigosamente das “fronteiras planetárias”, ou seja, os limites físicos além dos quais pode haver colapso total da capacidade do planeta suportar as atividades humanas.

A Laudato Si vem expressar essa grande preocupação da Igreja com o cuidado da criação, dando uma nova interpretação na relação do ser humano com o planeta. A missão da Igreja é anunciar a boa nova do evangelho de Jesus que afirmava ter vindo ao mundo para que todos tivessem vida e vida em abundância. Pois, é missão da Igreja evangelizar para uma ecologia integral, uma mudança de comportamento e de hábitos relacionados ao consumo exacerbado.

O Papa Francisco na Laudato Si faz um apelo para toda a humanidade cuidar da obra da criação. Isso exige uma mudança de atitude, uma conversão pessoal, comunitária e eclesial.

A Igreja não pode cuidar sozinha da criação, ela precisa contar com todos aqueles que se declaram crentes.

O ser humano por muito tempo ignorou os clamores da terra, sem se importar com o futuro dela. O Papa afirma que não devemos continuar agindo como proprietários do planeta. Cada um de nós é chamado a ser guardião da obra da criação. Tudo está interligado. O ser humano necessita da natureza e a natureza necessita do ser humano.

Neste dia 1º de setembro, somos convidados/as pelo Papa, a intensificar nossa oração pela Casa Comum.

Tempo propício para rezar imerso na natureza, agradecendo ao Deus criador pela maravilha da criação. Precisamos refletir sobre nosso estilo de vida, onde muitas vezes causamos danos ao meio ambiente. Devemos profetizar com nossas ações concretas. Cuidar da mãe terra significa escolher a vida.

A conferência dos Religiosos/as do Brasil neste dia reza junto com toda vida religiosa Consagrada pelo cuidado da criação. Oração que nos compromete com a preservação da vida e do planeta.

Lembrando a Campanha da fraternidade de 2011, nossa mãe terra Senhor, geme de dor noite e dia, será de parto essa dor? Ou simplesmente agonia? Vai depender só de nós.

O cuidado com a criação é responsabilidade de cada um de nós.

Publicações recentes