Descanse em paz, Cláudio Pastro

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Cláudio Pastro (São Paulo, 1948 – 2016) — (São Paulo, 19 de outubro de 2016) foi um artista plástico brasileiro dedicado a trabalhos de arte sacra. Considerado por especialistas de arte sacra como o brasileiro mais expressivo da atualidade nesta área.

Carreira
Desde 1975 Pastro se dedicou à arte sacra, tendo cursado teoria e técnicas de arte na Abbaye Notre Dame de Tournay (França), no Museu de Arte Sacra da Catalunha (Espanha), na Academia de Belas Artes Lorenzo de Viterbo (Itália), na Abadia Beneditina de Tepeyac (México) e no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.

Realizou pinturas, vitrais, azulejos, altares, cruzes, vasos sagrados e esculturas para presbitérios, capelas, igrejas, mosteiros e catedrais, não só no Brasil, como também na Argentina, Bélgica, Itália, Alemanha e Portugal.

Ilustrou os seguintes livros: Os diálogos de São Gregório Magno (Alemanha), Vida de Santo Antônio (Itália), Músicas natalinas para crianças (Itália), A Virgem de Guadalupe (Alemanha, Espanha e Brasil), entre outros.

Ministrou cursos de Estética e Arte Sacra em seminários, escolas teológicas, mosteiros, museus e faculdades, e tem se dedicado ao vasto projeto de ambientação da Basílica Nacional de Aparecida.

Um dos seus trabalhos de grande repercussão foi o painel de arte sacra da Catedral Divino Espírito Santo em Jataí, Goiás.

Foi o artista escolhido pela Santa Sé para conceber a imagem do Cristo Evangelizador do Terceiro Milênio, para as celebrações do Jubileu do ano 2000, obra que se encontra permanentemente exposta no Vaticano.

No dia 19 de outubro de 2016, depois de algum tempo vivendo com a saúde debilitada, faleceu.

Bibliografia
Arte Sacra (1986)
Itapeva: Um tesouro em vaso de barro (1992)
Arte Sacra, o espaço sagrado hoje (1993)
Guia do Espaço Sagrado ( 1999 ) Editora Loyola
Oração e Trabalho ( 2001 ) Editora Saga
O Deus da Beleza ( 2008 ) Editora Paulinas
A Arte no Cristianismo – Fundamentos / Linguagem ( 2010 ) Editora Paulus
Imagens do Invisível ( 2013 ) Editora Loyola
Aparecida ( 2013 ) Editora Santuário

Em nome de todos os religiosos do Brasil, a CRB agradece o grande serviço prestado por Cláudio Pastro, à reflexão e à oração, por meio de obras de arte sacra que desenvolveu nas Igrejas, nos espaços celebrativos e pastorais, por meio das publicações e orientações litúrgicas.

Publicações recentes