Curso de Organização de Arquivos Eclesiásticos reforça parceria entre CRB Nacional e Arquivo Metropolitano de São Paulo

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
WhatsApp
X
Telegram

O Arquivo Metropolitano Dom Duarte Leopoldo e Silva, da Arquidiocese de São Paulo, encerrou na sexta-feira, 28 de novembro, o curso “Organização de Arquivos Eclesiásticos”, realizado no campus Ipiranga da PUC-SP. A formação, iniciada no dia 24, abordou conteúdos da Arquivologia e orientações para organização, preservação e acesso aos documentos das cúrias, paróquias e comunidades religiosas. As atividades contribuíram para a gestão da memória institucional e para o patrimônio documental da Igreja.

A edição contou com 173 participantes, entre clérigos, religiosos, religiosas e leigos de diversas dioceses e institutos. A programação incluiu aulas com Guilherme Vieira, do Arquivo Público do Estado; Jair Mongelli Júnior, diretor técnico do Arquivo Metropolitano; Andreia Francisco dos Reis; Yara Cristina Gabriel; Tainan Azimovas; Thayame Costa; e Marli Marcondes. Os inscritos também participaram de visitas técnicas às dependências do Arquivo Metropolitano, onde acompanharam documentos originais e observaram rotinas de catalogação e preservação.

Jair Mongelli Júnior informou que os participantes vieram de 19 estados e mais de 50 dioceses, o que demonstra a abrangência do curso. Ele também destacou o interesse pela visita técnica, que possibilita acompanhar o trabalho de preservação documental no cotidiano.

A edição deste ano firmou uma parceria direta com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB Nacional), que incentivou a participação de membros responsáveis por arquivos de Congregações e Institutos. A colaboração ampliou o envolvimento da Vida Religiosa na formação e reforçou a atuação conjunta entre CRB Nacional e Arquivo Metropolitano na preservação e na gestão de arquivos eclesiais. A iniciativa também contribuiu para integrar profissionais que atuam em diferentes regiões e realidades da Igreja no Brasil.

Durante a formação, os participantes estudaram princípios da Arquivologia, conservação preventiva, tratamento de arquivos digitais, organização de acervos fotográficos e procedimentos de preservação. A visita técnica permitiu observar práticas de catalogação e manejo de documentos históricos.

O arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer afirmou que a preservação da memória da Igreja é um serviço ao povo de Deus e observou que livros sacramentais, registros pastorais e documentos administrativos permitem compreender o percurso histórico da Igreja. “A Igreja não se inventa a cada dia; ela caminha há muito tempo, e essa memória precisa ser guardada”, afirmou.

Com o encerramento do curso, os participantes retornaram às dioceses, congregações e institutos com subsídios para aprimorar a organização, a preservação e o acesso aos acervos sob sua responsabilidade. As ações buscam fortalecer a continuidade da memória e da documentação eclesial em todo o país.

Publicações recentes