CRB Nacional realiza Assembleia Geral Ordinária, em Brasília

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Rosinha Martins| 25.03.14| A CRB Nacional- Conferência dos Religiosos do Brasil realizou durante esta terça, 25, a Assembleia Geral Ordinária. O evento, que aconteceu no Centro Cultural de Brasília, contou com a participação de assessores regionais e nacionais, coordenadores regionais, superiores maiores e delegados das Instituições Membros da Conferência.

Na abertura, um momento de oração que destacou os 60 anos da Conferência e fez memória da atuação missionária e profética da vida religiosa do Brasil,  marcou o início da Assembleia.

O presidente da Assembleia e coordenador da Regional de Recife, padre Carlos Alberto da Costa Silva, scj, fez a abertura do evento e ressaltou  que a “Assembleia da CRB é expressão, não apenas jurídica, mas sobretudo sinal de comunhão entre os religiosos e religiosas”. Fazendo menção às palavras do Papa Francisco disse que “como Instituição que  congrega e acolhe, a CRB está de portas abertas”, pois é quando as portas estão abertas que o Senhor Jesus entra, reparte o pão e a fraternidade acontece.

O Assessor jurídico da CRB Nacional, Dr. Hugo Sarubi Cysneiros, refletiu sobre as Organizações Religiosas: os obstáculos, as leis que a jurisprudência aponta como opção possível, válida, legal e que segundo ele precisa ser visto com mais atenção pelos Irmãos e Irmãs. “É que muitas vezes os Religiosos e Religiosas ficam muito preocupados com as associações, ou seja, a obra propriamente dita e se esquecem que o Brasil reconhece as organizações religiosas, bem como pessoas jurídicas existentes e que tem que ser organizadas como são canonicamente”, disse.

Mediação de Conflitos foi  o tema refletido pelo Secretário Executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz, Daniel Seidel. O assessor ressaltou que é preciso desmistificar o conceito de conflito, pois o que torna o conflito bom ou ruim é a forma como ele é administrado. “Tudo o que fazemos passa pelo conflito, mas a forma de como lidamos com eles é que fazem a diferença”. Acrescentou ainda que a escassez de tempo impede o ser humano trabalhar de forma adequada com os conflitos e os sentimentos que deles emergem, se não expressados da melhor maneira, o corpo sentirá e daí pode repercutir as doenças chamadas psicossomáticas, tão comuns nos dias de hoje. “Uma vida saudável depende também da capacidade de comunicar-se e resolver de forma madura os conflitos”, afirmou.

Ainda, de acordo com o assessor, pais tendem a tornar os filhos meninões que não são capazes de resolver conflitos por causa da super proteção destes. Da mesma maneira,  Religiosos e Religiosas muito protegidos não conseguirão lidar com os conflitos de maneira saudável.  “Este amadurece e faz as pessoas entrar em contato com a realidade e o primeiro passo  para lidar com o conflito é acolhê-lo”, acrescentou.

Durante a Assembleia, o presidente, Irmão Paulo Petry chamou a atenção dos Superiores para a realidade da CRB Nacional no que diz respeito ao quadro de assessores e sugeriu que os mesmos indiquem pessoas que possam, quando necessário, assumir assessorias na CRB Nacional e fez um apelo para que religiosos disponibilizem alguém para o setor Juventudes da CRB Nacional. Irmão Paulo lembrou também das atividades  da CRB no triênio e destacou as atividades elaboradas pela Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica do Vaticano, para o Ano da Vida Consagrada, 2015.

Outro momento importante na Assembleia foi a aprovação por unanimidade do relatório financeiro da Conferência.

A Assembleia teve o encerramento com a oração dirigida pelo presidente da CRB Nacional, Irmão Paulo Petry. As atividades da CRB continuam até o dia 27 com o encontro entre os coordenadores/as e assessoras regionais.

Publicações recentes