CRB Nacional manifesta comunhão com o pontificado do papa Francisco

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB)

Há quase quatro anos o Papa Francisco, ao ser eleito para o ministério petrino na Igreja Católica, recebeu, em meio a crises e interrogações, a missão de renovar a Igreja em seus diferentes níveis. Desde então, os documentos pontifícios e as convocações de diversas instâncias vieram nos agraciando com um movimento de Igreja “em saída” missionária, na forma de escuta atenta, de compaixão, de palavras evangélicas, de chamada à maturidade eclesial confiada no Espírito e na criatividade. Constatamos que o peso da estagnação parece ser maior do que se supunha. Mais ainda, tal peso, com sua autorreferência, se organiza com a liderança de alguns membros da hierarquia e nos constrange porque confunde e divide a comunidade eclesial.

Pareceu-nos, em oração e discernimento, que é hora importante de manifestar explicitamente a nossa comunhão firme e colaborativa com a pessoa, os ensinamentos, o testemunho e as decisões de nosso apóstolo maior, sucessor de Pedro.

A Conferência dos Religiosos do Brasil expressa inteira comunhão com o Papa Francisco, além de adesão firme aos seus ensinamentos e testemunho profético. E alerta a Vida Religiosa Consagrada e, tanto quanto nos cabe, o povo católico de nosso país, em relação a quem, sob o manto da suspeita e de pensamentos menores, queira frear as ações, decisões e ensinamentos do Papa Francisco. Temos convicção que é necessário continuar a renovação conciliar que Francisco coordena na Igreja, em fidelidade ao Evangelho.

Que o Senhor da Igreja, com a intercessão de Maria, abençoe e conserve nosso papa Francisco.

Brasília, 03 de dezembro de 2016

Memória de S. Francisco Xavier, sj

Diretoria da CRB Nacional – Em nome dos/as Consagrados/as do Brasil

Ir. Maria Inês Vieira Ribeiro, mad – Presidente

Ir. Edgar Genuíno Nicodem, fsc – 1º Vice Presidente

Ir. Paula Francinette da Silva, cinsg – 2ª Vice Presidente

Ir. Maria Petronila de Souza Soares, smic – Secretária

Ir. Joaquim Sperandio, fms – Tesoureiro

Frei Claudio Sérgio de Abreu, OFM Cap – Conselheiro

Ir. Cacilda Mendes Peixoto, sns – Conselheira

Publicações recentes