CRB Nacional acolhe proposta da CRB SP

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Brasília, 20 de setembro de 2020

“Fazei tudo o que Jesus disser” (Jo 2,5)

Queridas/os Irmãos /ãs na Vida Consagrada

Há alguns dias recebi a comunicação do Dr. Willian Castilho partilhando o trabalho que desenvolverá na CRB Regional de São Paulo. Achei muitíssimo válido e propício para o momento que estamos vivendo e por isso a CRB Nacional vem dar seu apoio.

O curso acontecerá nos dias 27 a 29 de outubro de 2020. Entrem em contato com a CRB/SP, fazendo sua inscrição:
www.crbsp.org.br.

Informações pelo telefone: (11)3141-2566 ou (11)9.4881-5362.

Abaixo, as propostas apresentadas pelo próprio assessor.

“Pretendo desenvolver um minicurso com algumas questões sobre três temas: O pecado, a doença mental e os modos de sofrimentos psíquicos. O objetivo é criar discussões que há tempo repousam silenciosamente ao redor do pecado, da loucura e da dor subjetiva que impacta a relação do sujeito com o cotidiano familiar, religioso, no trabalho, na educação, nas redes sociais e nas inúmeras organizações do Estado.

O tema convida os/as religiosos/as a colocar temas do pecado, da doença mental e do sofrimento psíquico em análise. Em que consiste cada um deles e em qual a relação dos mesmos na construção da subjetividade do sujeito pós-moderno. O pecado é uma forma de usufruto, ou seja, de gozar, visando satisfação frente ao vazio da existência?

O que os tratamentos e os diagnósticos psiquiátricos contribuem com a dor psíquica dos humanos? Quais as formas de cuidado do sofrimento psíquico observadas na sociedade atual?

Esta é a proposta original deste tema: mais que uma simples leitura sobre a vaidade e a luxuria, a avareza, e a ira, a inveja, a gula e a preguiça, um convite a participação reflexiva do leitor no processo de análise do sofrimento psíquico de homens e mulheres que buscam no pecado a aventura da felicidade impossível. O pecado enquanto um passo em falso ou tropeço esbarra com a ausência da palavra para compreendê-lo. Não é possível perceber o que é dito nessa busca, é indizível. Os psicanalistas diriam que é real. Os teólogos nomeiam-no como mistério.
O confessionário e o consultório psicanalítico constituem-se, portanto, com “lugar” para a escuta do que é impossível dizer: os pecados capitais ou sofrimento psíquico.

A Primeira parte do curso, “Pecado e Sofrimento Psíquico”, condensa-se no resultado da pesquisa histórica quando à origem da definição dos setes pecados capitais e sua correlação com a doença mental e os modos de sofrimentos psíquicos.
Distancio-me dos temas pecado e doença mental, propondo o conceito de sofrimento psíquico enquanto dor subjetiva do ser humano. As ideias de pecado e loucura apontam para um sintoma centrado apenas no indivíduo. Trata-se de paradigmas escolásticos e da ciência positivista centrados em base moral, individual e organicista. O terceiro conceito base de nossa preposição,

por sua vez, tem como premissa a clínica transdisciplinar. Através dos sintomas, trabalham os sujeitos e suas implicações institucionais, levando em consideração vários saberes.

A segunda parte é dedicada a discutir questões pertinentes ao primeiro pecado, a vaidade. A existência da vaidade é correspondente à experiência do narcisismo. Privilegiamos as análises dos primeiros papas e teólogos da Igreja sobre a vaidade e relacionamos as reflexões com o estudo freudiano sobre o narcisismo. Cada período (medieval, moderno e contemporâneo) produziu subjetividades peculiarmente afetadas por distúrbios narcisistas, que marcam os conflitos, enfrentamentos e estratégias de relacionamentos dos seres humanos.

A terceira parte apresenta um estudo da luxúria e dos impactos da dimensão do prazer na vida dos seres humanos. Sobre antigas e atuais matrizes societárias, abrimos a interrogação: como as concepções filosóficas clássicas greco-romanas, o catolicismo dos primeiros séculos, a ciência moderna e o momento atual, veem a dimensão do prazer e a relação com a luxúria?
Teologia do corpo. Nesse espaço discute-se o cotidiano das pessoas no que tange aos temas afetividade e sexualidade; o problema da pedofilia e efebofilia; o masculino e o feminino; a relação entre arte, pornografia e o modelo neoliberal.

A quarta parte é dedicada ao pecado da avareza. Em parte do texto, estudo e analiso a dimensão sócio-histórica da civilização e a construção dos modos de subjetivação a partir do significante dinheiro. O dinheiro como símbolo do afeto tem muito a dizer sobre as relações entre as pessoas e as diferentes patologias institucionais.

Na quinta parte delineia-se o estudo da ira e dos impactos desse sentimento nas relações entre os humanos. Para tanto, retomamos o pensamento de S.Tomás de Aquino sobre a questão da cólera e da ira. Na sequência, vamos à origem da agressividade para questionar: por que iramos?
Já ao final, dedicamo-nos ao estudo da agressividade enquanto indignação das minorias.

A sexta parte abre-se ao estudo da inveja enquanto doença do olhar. A inveja é considerada um dos empecilhos das relações mais próximas entre os humanos: casais, companheiros de trabalho, vizinhos e amigos. Concluímos com a diferença entre a percepção de injustiça e o pecado da inveja.

A sétima parte propõe o estudo da gula enquanto o pecado mais aceito no convívio social. Os monges do deserto consideraram a gula como a primeira tentação, sendo a luxúria a segunda. Assim, ao passo que essas eram vistas como impulsos da carne e da vaidade, a cólera, inveja, avareza e acídia eram consideradas perturbações do espírito.

Nessa parte, analiso fragmentos da história da comida no mundo ocidental e os aspectos psicossociais da gula.
Concluo a reflexão analisando os traços de identificação entre as formas de alimentação e o modelo neoliberal, sobretudo através dos sintomas da obesidade.

Na oitava parte, dedico-me ao estudo do sétimo pecado capital, a preguiça. A abordagem parte de uma perspectiva histórica, analisando como os primeiros papas e teólogos percebiam a acídia, enquanto vazio da alma ou tédio profundo em face do bem espiritual. A preguiça, com o tempo, é perpassada por várias classificações: indolência, desânimo, síndrome de Burnout, depressão e, por último, discriminações psíquicas, sociais, raciais e econômicas.

Concluímos com as seguintes indagações: a preguiça é pecado? Depressão? Ou se trata apenas de uma forma preconceituosa de estigmatizar todos os condenados na terra?”
Na última parte do curso, analiso os espaços do confessionário e do consultório psicanalítico tomados como práticas de cuidado de si. Pergunto, então: o que os diferencia? Que demandas têm os sujeitos que se direcionam a esses espaços? Há aspectos comuns? Ao analisar as práticas do confessionário e do consultório, retomo as obras de Freud, as referências e os enfoques que ele traz ao campo da origem da civilização, o drama entre a lei, o desejo e a função da religião.
Termino com um riquíssimo diálogo entre os entrevistados: teólogos, religiosa psicanalista e psicanalistas sobre o tema pecado, espaço do confessionário e do consultório psicanalítico.
As lições apreendidas a partir deste estudo são infinitas, e esperamos que contribuam para novas reflexões sobre o sofrimento psíquico entre os humanos”.

É isso, queridos irmãos e irmãs. Aos que acolherem este convite, bom proveito a bem da nossa Vida Consagrada com natural segmento aos nossos destinatários/as da nossa missão.

Afetuoso abraço a cada um/a, na Trina Ternura de Deus,

Ir. Maria Inês Vieira Ribeiro, mad
Presidente da CRB

Publicações recentes