CRB encerra atividades da semana com a Vida Religiosa

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Rosinha Martins| 16.03.13 | A CRB Nacional—Conferência dos Religiosos do Brasil encerra neste sábado, 16 as atividades que reuniram cerca de 100 Religiosos e Religiosas na cidade de Brasília-DF. O evento que teve início no dia 13 aconteceu na sede da CRB Nacional e no Centro Cultural de Brasília, da Companhia de Jesus. Assembleia Geral Ordinária da CRB Nacional, reunião da Diretoria Nacional, encontro dos presidentes das CRBs regionais e encontro das Assessoras Regionais foram as principais atividades destes dias.
Na Assembleia Geral Ordinária, os Religiosos puderam se debruçar sobre o Acordo Brasil Santa Sé e suas implicações para a Vida Religiosa Consagrada do Brasil.

O tema foi assessorado pelo advogado da CRB, dr. Hugo Sarubi Cysneiros. Em sua fala dr. Hugo ressaltou a importância de cada Congregação ter uma gestão transparente e organizada.” É é mais que crime, um pecado gerir mal os bens públicos. Já que temos um modus vivendi com a comunhão da casa, do dormitório,  com a obra propriamente temos a obrigação de deixar tudo isso bem organizado.

O assessor declarou ainda que não haverá facilidades para as Instituições por parte do governo.” A tendência é que o governo trate as instituições como as empresas, o que não tem nada a ver com perseguição. A exigência do estado é que haja de bom resultado do exercício, e deve ser assim, afirmou.

Outro momento importante da Assembleia foi a aprovação das propostas do Estatuto para a sua unificação e a aprovação do relatório de atividades 2012, apresentado pela CRB Nacional.
Uma Celebração Eucarística marcou o início das atividades da sexta, 15. A missa foi presidida pelo bispo referencial para a Vida Religiosa do Brasil e membro da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, dom Jaime Spengler e concelebrada por padre João Geraldo Kolling, sj, membro da diretoria da CRB Nacional e pelo presidente da regional de Recife, padre Carlos Alberto da Costa Silva.

Na abertura da missa, a presidente da CRB Nacional, Irmã Márian Ambrosio fez o lançamento do hino da Assembleia Geral Eletiva de 2013, composição de frei Carlos Susin, OFMcap.

Em sua homilia, dom Jaime destacou a importância da Vida Religiosa no Brasil. “É impossível compreender nossa história, sem considerar o trabalho, a dedicação da Vida Consagrada na obra da evangelização desse nosso imenso território.” O bispo chamou a atenção para sinais de preocupação presentes na vida consagrada e na sociedade, devido às mudanças de época: “cresce entre nós um espírito individualista e burguês; a necessidade de crescermos na compreensão dos regionalismos, o crescimento da média de idade entre nós… precisamos tornar nossas estruturas mais leves, mais ágeis. Por vezes nos deparamos com tradicionalismos que tornam a vida cotidiana e comunitária pesada e difícil”, afirmou.

Rumo à 23ª Assembleia Geral Eletiva

A tarde de sexta foi marcada pelo lançamento do subsídio de preparação para a 23ª Assembleia, que terá como tema: “Permanece conosco”(Lc24,29). O material foi elaborado de forma exaustiva e eficiente pela Equipe de Reflexão Bíblica da CRB. O subsidio é perpassado pelo texto de Lucas 24, que trata do relato da caminhada dos discípulos para Emaús após a morte do Senhor. O grupo reunido, diretoria nacional, assessores/as executivas, presidentes e assessoras regionais, sob a coordenação do biblista e membro da Equipe de Reflexão Bíblica, frei Moacir Casagrande, OFMcap, puderam refletir o texto e meditá-lo individualmente e trazer para o grupo tudo aquilo que, como os discípulos conversavam pelo caminho.
Boscheco das Irmãs Ursulinas do Coração de Jesus Agonizante, assessora de Curitiba.

“O que conversávamos pelo caminho? As preocupações que nos atingem na Vida Religiosa: as saídas, o envelhecimento, o desânimo com os quais deparamos, especificamente em nossa regional, por outro lado nos alegramos porque tem falas sobre o caminhar juntos, o somar, assumir o profetismo e o projeto, de valorizar mais a intercongragacionalidade e tudo aquilo que nos ajuda a caminhar”, disse a Irmã da congregação das Irmãs Oblatas do Sagrado Coração de Jesus, da regional de São Luis, MA.

“O bonito é perceber que no meio das angústias da VR, de repente encontramos a alegria e a esperança em Cristo que está separado de nós, às vezes por uma cortina tão simples como foi a dos discípulos de Emaús que abriram os olhos num instante e diante deles se abriu um novo mundo cheio de esperança, novo que os fez se levantar na mesma hora e voltar para Jerusalém e nesse momento todas as angústias e lamentações foram relativizadas porque foi encontrado aquilo de mais precioso, Cristo”, relatou a Irmã Terezinha Boscheco das Irmãs Ursulinas do Coração de Jesus Agonizante.

A Eleição do Papa Francisco

A eleição do Papa Francisco se deu no dia em que a Vida Religiosa do Brasil iniciava seu encontro em Brasília. A ressonância foi muito positiva entre os religiosos/as e religiosas pelo perfil demonstrado pelo próprio papa como também pelo fato de ser jesuíta, ser um religioso consagrado. Para o presidente da CRB Regional de Salvador, padre Edgard a eleição de Jorge Mário Bergoglio é muito positiva.

Publicações recentes