Covid-19: bebês Yanomami são internados às pressas em São Gabriel da Cachoeira

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Aldeia Maiá, no Amazonas, teve uma explosão de casos suspeitos e confirmados entre crianças; cinco foram transferidas de helicóptero para hospital do Exército.

Cinco bebês Yanomami da aldeia Maiá, localizada no estado do Amazonas, foram levados às pressas de helicóptero a São Gabriel da Cachoeira neste final de semana. No domingo (09/08), quatro chegaram à cidade com um quadro severo de desidratação. Três foram diagnosticados com Covid-19 e um ainda é tratado como caso suspeito, já que o pai foi contaminado. Um dia antes, uma menina de um ano e oito meses, também de Maiá, foi internada em São Gabriel com pneumonia e Covid-19.

Maiá, uma das 330 comunidades da Terra Indígena Yanomami, fica a uma hora de avião, ou aproximadamente 170 quilômetros da área urbana de São Gabriel. A terra Yanomami é a maior do Brasil, com 9,6 milhões de hectares distribuídos em oito municípios dos estados do Amazonas e Roraima. Ali vivem aproximadamente 26 mil Yanomami e Ye’kwana — 3% da população total.

Ontem, na chegada ao hospital, as quatro mães Yanomami foram recebidas pelo pediatra de plantão, José Antonio Candeia, do Hospital de Guarnição (HGU), gerido pelo Exército. O médico demonstrou surpresa com a chegada da Covid-19 na aldeia Maiá — uma das mais isoladas da TIY. “Quem levou esse vírus para lá, meu Deus?”, questionou o médico ainda na recepção. Acompanhados pela enfermeira do DSEI-Yanomami Eliane Sanches, que fala a língua Yanomami, os bebês foram internados com diarreia e vômito. Segundo ela, são os “sintomas de Covid-19 que as crianças de Maiá estão apresentando”.

Fonte: Instituto Socioambiental – ISA

Publicações recentes