Copa do Mundo e Tráfico de Pessoas é tema de Coletiva de Imprensa, em Brasília

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Rosinha Martins| 09.05.14| Uma Coletiva na sede da Conferência dos Religiosos do Brasil, em Brasília-DF, no próximo dia 14 de maio, às 9h, pretende reunir a Imprensa, órgãos e instituições afins,  em torno do tema Copa do Mundo e Tráfico de Pessoas. O Objetivo é lançar na Capital Federal a Campanha “Jogue a favor da vida – denuncie o Tráfico de Pessoas”, uma iniciativa da Rede Um Grito pela Vida da CRB Nacional.

De acordo com as organizadoras, a Coletiva visa sensibilizar e informar a sociedade civil, em especial os grupos mais vulneráveis sobre o Tráfico de Pessoas e a Exploração Sexual. Objetiva ainda,  alertar sobre o risco do crescimento do crime e outras formas de violação dos Direitos Humanos durante megaeventos como a Copa do Mundo e enfatiza o tema da Campanha da Fraternidade 2014 “Fraternidade e Tráfico Humano”.

Coordenadora Nacional da Rede, a socióloga e religiosa, Eurides de Oliveira falou sobre a importância e o significado do evento. “Lançar a Campanha de prevenção ao Tráfico antes e durante a Copa de 2014 é uma oportunidade singular para dar maior visibilidade ao problema do Tráfico, momento de contribuir para coibir o seu crescimento e chamar a atenção da população para este crime que existe em dimensões tão abrangentes, mas que é bastante invisível para a sociedade”, disse.

Informações do  Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), revelam que cerca de  600 mil visitantes estrangeiros e 3 milhões de viajantes nacionais deverão circular no país em busca de diversão durante a Copa do Mundo.

Copa do Mundo preocupa a Igreja e o Estado

Em entrevista à Folha de São Paulo, o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo U. Steiner disse que a Igreja está preocupada com o aumento do Tráfico de Pessoas e a Exploração Sexual durante a Copa do Mundo. “Sabemos que o Tráfico e Exploração Sexual podem aumentar durante a Copa pela presença de estrangeiros e de brasileiros viajantes”, relatou.

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito do Tráfico Humano, deputado Arnaldo Jordy, em entrevista exclusiva à CRB Nacional afirmou que o governo também está preocupado com o crescimento do crime durante o evento. “A Copa do Mundo é uma preocupação por causa das obras, por causa do mercado de trabalho escravo e porque esse mercado da prostituição cresce  em grandes eventos, pois,  a circulação de dinheiro é maior e o mercado também  se aquece, mas estamos falando do bem jurídico mais importante que é a vida humana”, afirmou.

Acrescentou ainda que, a CPI  encaminhou um conjunto de medidas  aos governos dos Estados para ampliar e melhorar a rede de enfrentamento do crime. “Aparelhar melhor o Estado, providenciar o cadastro único nacional que não temos, melhorar o diálogo entre as policias federais e estaduais e criar órgãos que possam fiscalizar e atender as vítimas de forma mais eficaz”, concluiu.

 Participam da Coletiva:

Dr. Marcello Lavenère Machado – Membro vitalício do Conselho Federal da Ordem  dos Advogados do Brasil; Advogado e consultor jurídico em Brasília; Professor de Direito Civil na Universidade de  Brasília (UnB); Ex-professor da Escola Superior do Ministério  Público; Autor do pedido de Impeachement do presidente Fernando Collor de Mello.

Secretário geral da CNBB, Dom Frei Leonardo Steiner, ofm

Nomeado bispo em 2005 pelo Papa João Paulo II para a Prelazia de São Félix- MT. Religioso da Ordem dos Frades Menores. Desde 2011 é o secretário geral da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília.

Irmã Eurides de Oliveira

Socióloga e coordenadora  nacional da Rede Um Grito pela Vida da CRB Nacional –  Conferência Nacional dos Religiosos do Brasil; Missionária da Congregação das Irmãs Coração de Maria, socióloga. Porto Alegre-RS

Irmã Maria Inês Ribeiro

Vice-presidente da CRB Nacional – Conferência dos Religiosos do Brasil, que representa o presidente da Conferência, Irmão Paulo Petry; Religiosa da Congregação das Irmãs Mensageiras do Amor Divino. Reside em Aparecida – SP

 Annie Carvalho

Assistente Social da Gerência de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Secretaria de Justiça do Ministério da Justiça. Brasília –DF.

Para participação na Coletiva a organização sugere que o credenciamento seja feito na sede da Conferência Nacional dos Religiosos do Brasil, através do e-mail: comunicacao@crbnacional.org.br ou por telefone: (061)3226 55 40/8424 02 42

Segue convite em anexo.

Matérias relacionadas:

Tráfico de Pessoas: A destruição de sonhos e vidas

Religiosas entram em campo na Copa de 2014

Uma seleção de Religiosas entram em campo na Copa de 2014

Blog da Rede Um Grito pela Vida

CRB promove Coletiva sobre Tráfico de Pessoas e Exploração Sexual na Copa 2014

Publicações recentes