Contemplai é o novo imperativo proposto para o Ano da Vida Consagrada pelo Vaticano

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Rosinha Martins | 08.12.2015| “Contemplai – aos consagrados e às consagradas sobre as pegadas da Beleza”.Assim se intitula a terceira e última carta aos Consagrados no decorrer do Ano da Vida Consagrada, a ser lançado pela Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica será publicado no próximo dia 16, às 17h, na Pontifícia Universidade Urbaniana – Roma.

Com essa terceira carta a Congregação quer propor aos religiosos e religiosas do mundo inteiro, depois do convite a alegrar e prescrutar – a vivência da dimensão contemplativa em todas as circunstâncias e ocasiões cotidianas da vida. É um convite a descobrir a vida de relação com Deus para ver com os Seus olhos a humanidade e a sua obra.

O percurso de reflexão sobre a Vida Consagrada se desenrola sob o fio condutor do Cântico dos Cânticos: “Dirigir o olhar para o profundo do nosso viver – diz a introdução da carta – perguntar sobre a razão do nosso peregrinar em busca de Deus, interrogar a dimensão contemplativa dos nossos dias, para reconhecer o mistério da graça que nos sutenta, nos revigora, nos apaixona, nos transfigura”.

O texto introdutório faz menção ao Ano Jubilar como momento de graça para que cada consagrado contemple o Rosto Misericordioso do Pai e propôe um caminho a ser percorrido neste sentido. “Cada consagrada e cada consagrado é chamado a contemplar e testemunhar o rosto de Deus como Aquele que conhece e compreende as nossas fraquezas, para derramar o bálsamo da proximidade sobre as feridas humanas, contratando com o cinismo da indiferença “(Contemplai 59).

Fonte: altrodadire.org.: Tradução de Rosinha Martins

Publicações recentes