Comunicado CAM5

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Os participantes do CAM5 publicaram um Comunicado.

Segue a íntegra do comunicado, em tradução livre feita pela assessoria de imprensa das POM a partir do vídeo divulgado pela organização do Congresso.

“Quando um membro sofre, todo o corpo sofre”

Reunidos na celebração do 5º Congresso Missionário Americano, na cidade de Santa Cruz de la Sierra, Bolívia, convocados pelo lema “América em Missão, o Evangelho é alegria”, escutamos os clamores dos mais frágeis do nosso continente. Comove-nos ao extremo a dor que vem da violência, da perseguição e da exploração que espezinham a dignidade dos nossos irmãos.

Nestes dias de oração, de reflexão e de celebração da fé, fazemos nossa a dor de cada irmão, expressamos a nossa solidariedade e proximidade com as famílias e comunidades que choram seus mortos. Rogamos ao Pai do céu que lhes dê o consolo e a fortaleza da fé. América em Missão, o Evangelho é alegria! Alegria e justiça, alegria e verdade, alegria e respeito pelos direitos de todos.

Em nome do Senhor, rechaçamos toda ação violenta e fazemos um radical apelo aos responsáveis, especialmente aos governantes de cada nação, a se comprometerem em viver e promover uma autêntica cultura de defesa e promoção da vida e do bem comum, da verdade, da justiça e da paz. Hoje, mais do que nunca, compreendemos que a missão da Igreja deve seguir o caminho do encontro, da escuta, do diálogo, do perdão e da reconciliação. Convidamos, especialmente, os meios de comunicação a serem protagonistas da transformação profunda dos corações, sendo portadores da verdade íntegra dos fatos.

Nesse momento, machuca-nos a situação da Venezuela, da Nicarágua, do Haiti. Machucam-nos as mortes em Honduras, fruto do enfrentamento de lutas armadas. Lamentamos a situação dos refugiados e migrantes que, buscando segurança, terminam experimentado uma separação absurda e injusta das suas famílias nas fronteiras de países como os EUA e México. Entre outras situações, que reconhecemos como dolorosas e tristes, doem-nos a indiferença e o silêncio que acabam condenando os mais pobres e indefesos em cada uma de nossas nações.

Irmãos congressistas, irmãos de todas as Igrejas da América, bem-aventurados os que trabalham pela paz, porque serão chamados filhos de Deus! A oração, o perdão, a amizade sincera fortaleçam a nossa vocação comum com todos os homens e mulheres de boa vontade a sermos construtores da paz, clamando com coragem e coerência de vida, a verdade e a justiça, que são os direitos de todos os seres humanos.

Publicações recentes