Comina avalia ações e inicia os preparativos do 4º Congresso Missionário Nacional

Por Assessoria de Imprensa| 17.06.2016 | A equipe executiva do Conselho Missionário Nacional (Comina) esteve reunida em Brasília na tarde desta quinta-feira,16, para analisar as ações do Conselho. Na pauta, destaque para a avaliação da 33ª Assembleia Nacional do Comina e os preparativos para o 4º Congresso Missionário Nacional.

A avaliação da última Assembleia do Comina, realizada em março deste ano, foi positiva. A presença de representantes de todos os Conselhos Missionários Regionais (Comires), dos organismos e dos bispos referenciais, enriqueceu a assembleia.

O presidente do Conselho Missionário Nacional, dom Esmeraldo Barreto de Farias, explicou que a partilha de experiências durante a Assembleia Nacional do Comina foi significativa e importante. “O relato das experiências de três Comires iluminou a última Assembleia. A partir da experiência que veio de Rondônia, outra do Regional Nordeste 3 e uma terceira do Paraná, onde o diácono permanente foi enviado, com sua esposa, para Moçambique, os participantes da Assembleia puderam partilhar as experiências locais.”

Dom Esmeraldo também destacou a palestra do padre Paulo Suess, sobre os impulsos missionários na Encíclica Laudato Si’. “Padre Suess mostrou a relação da missão com a realidade ambiental, com a realidade da ecologia e, é claro, com a realidade dos pobres que estão bem presentes na Laudato Si’.”

Finalizando a avaliação, dom Esmeraldo relatou a importância da participação de cada Igreja particular. “Cada Comire refletiu sobre a Igreja particular, mostrando a importância dessa comunhão, das forças missionárias com a Igreja particular, que é quem envia as pessoas, quem acolhe dentro do chamado de Deus.”

A reunião da executiva do Comina também discutiu os preparativos do 4º Congresso Missionário Nacional, que será realizado de 7 a 10 de setembro de 2017, em Recife (PE). Dom Esmeraldo confirmou que representantes das POM irão a Recife na semana que vem para iniciar os preparativos deste evento “Padre Camilo Pauletti, diretor das POM de 2011 a 2016, padre Maurício da Silva Jardim, novo diretor das POM, juntamente com padre Sidnei Dornelas, assessor da Comissão Episcopal Missionária da CNBB, vão a Recife, nos dias 23 e 24 de junho, para discutir encaminhamentos iniciais com alguns representantes da arquidiocese de Olinda e Recife.”

Dom Esmeraldo afirmou que é importante este encontro na arquidiocese. “Esta conversa com a arquidiocese de Olinda e Recife é importante, pois a Igreja que acolhe o Congresso também trabalha na preparação. Quanto antes começarmos a organização, melhor. Estamos há um ano e dois meses para a realização do Congresso Missionário Nacional, marcado para setembro de 2017, então, é importante tomarmos essas iniciativas.”

Fonte:POM

O presidente do Comina confirmou que o Congresso no Brasil seguirá o tema do 5º Congresso Americano Missionário (CAM 5) marcado para o mês de julho de 2018 na Bolívia. O tema será: “A Alegria do Evangelho, coração da missão profética, fonte de reconciliação e comunhão”, e o lema: “América em missão, o Evangelho é alegria!”

Posts relacionados

É Advento!

É Advento! Tempo de caminhar na esperança! Tempo de esperançar! Tempo de estar vigilantes e atentos aos sinais dos tempos! Atentos aos sinais de que

Leia mais »