O XIV ENARSE reuniu representantes das mais de 100 escolas da rede para refletir sobre “Identidade e missão da Escola Católica Salesiana: sujeitos, cenários contemporâneos e perspectivas futuras”.
“Nossa identidade e nossa missão como escola católica salesiana nos impulsionam a ter objetivos claros, estratégias inovadoras, princípios e valores pautados na proposta humanista e cristã, para atender a cultura juvenil do contexto contemporâneo. Um trabalho bastante complexo que exige muita competência e colaboração em rede. O ENARSE tinha todas essas questões subjacentes em cada atividade desenvolvida”. Esta é a análise que faz a diretora-executiva da Rede Salesiana de Escolas, irmã Adair Sberga, sobre o XIV Encontro Nacional da RSE (XIV ENARSE), realizado nos dias 6 a 8 de abril em Brasília-DF.
O padre José Adão Rodrigues da Silva, que compartilha com irmã Adair a Diretoria-executiva da RSE, também é enfático ao afirmar o sucesso do evento: “O ENARSE transcorreu de forma muito dinâmica e participativa, e atendeu bem as expectativas dos diretores das escolas, o que pode ser visto e sentido pelas diversas manifestações positivas colhidas durante a realização do evento. A troca de experiências vividas na rede e a sintonia com as formações e informações oferecidas deram o tônus do encontro”.
O XIV ENARSE teve como tema: “Identidade e missão da Escola Católica Salesiana: sujeitos, cenários contemporâneos e perspectivas futuras”, e reuniu durante os três dias de atividades os diretores das mais de 100 unidades da RSE em todo o país, a equipe e os diretores nacionais da Rede e os gestores e animadores dos seis polos regionais.
Proposta formativa
Um dos pontos fortes do XIV ENARSE foi a alta qualificação dos palestrantes escolhidos. As duas mesas redondas que trataram sobre “Os desafios da escola salesiana nos cenários contemporâneos” sob diversos aspectos, realizadas nos dias 6 e 7 de abril, tiveram a participação de professores, doutores e especialistas de várias universidades brasileiras.
A palestra magna, na tarde do dia 7, foi do renomado pesquisador Gregory B. Whitby, diretor da Escola Diocesana de Parramatta/Austrália e presidente da CeNET (Rede de Educação Católica Australiana), que falou aos participantes do ENARSE sobre “A missão e a formação do(a) diretor(a): elementos fundamentais para superação dos desafios contemporâneos da educação católica”. Na noite da mesma data, Whitby também ministrou uma palestra para os educadores da RSE, que foi transmitida ao vivo via You Tube e acompanhada online pelos colaboradores da Rede em todo o país. O tema: “A inovação e a criatividade nas práticas educativas: elementos fundamentais para o ofício do educador contemporâneo”.
Para o diretor-executivo da Rede Salesiana Brasil, padre José Marinoni, este foi sem dúvida um dos aspectos de maior destaque no XIV ENARSE. “A presença e a postura do Greg, como ele gosta de ser chamado, foram muito importantes nesse encontro. Pela sua experiência profissional, pelo testemunho e pela maneira simples, mas muito profunda, como ele apresentou os temas para os diretores das escolas e para os educadores da Rede”, ressalta o padre Marinoni.
Integração e fraternidade
Outro aspecto significativo no XIV ENARSE foi a presença de seis alunos de colégios de Brasília que, em nome dos alunos de toda a Rede, disseram aos diretores o que significa estudar em uma escola salesiana e o que eles esperam da RSE. “Eles também exemplificaram como a escola salesiana colabora para que se tornem competentes, para alcançar seu