CLAR reúne secretários e secretárias nacionais

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

CLAR| 03.04.14| Secretários e secretárias das Conferencias Nacionais de Religiosos e Religiosas estão reunidos em Trinidad y Tobago com representações do Brasil (presidente da CRB Nacional, Irmão Paulo Petry e a secretária executiva, Irmã Dionísia Duarte Pereira), Andina, Caribe e Antilhas, América Central,  México, Colômbia e Peru.

A partir da análise das realidades múltiplas trazidas pelos participantes foi assinalado inspirações que brotam do momento atual da Vida Religiosa como: valor das novas gerações, institucionalidades das Conferências Nacionais e reestruturação e questionamentos, como por exemplo, qual é a razão da dificuldade em viver a tensão entre desafios e riscos, limites e medos?

 O grupo tratou ainda, sobre as questões sociais dos países lationoamericanos, que atingem automaticamente a Vida Religiosa por estar inserida de forma profética e atuante nessas realidades. Foi apresentada a situação da Republica Dominicana que  tem cerca de 250 mil dominicanos e domicanas de descendência Haitiana que são desnacionalizados. A Confederação Lationoamericana e Caribennha de Religiosos e Religiosas enviará um comunicado de solidariedade ao presidente da Republica Dominicana manifestando o posicionamento dos Consagrados da América Latina e Caribe.

Os Religiosos refletiram também sobre a problemática social da Venezuela e a situação dos Religiosos no país.

 Teólogos e Teólogas da América Latina e Caribe prenderam a atenção do grupo ao apresentar um painel sobre os 50 anos do Concílio Vaticano II e a Vida Religiosa e fizeram um debate sobre como este acontecimento é lido, refletido e compreendido por todos.

 O encontro das secretárias e secretários da CLAR termina no próximo dia 04.

Encontro tem transmissão ao vivo nesta quinta, 3.

 O encontro do secretário da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apóstolica com a CLAR,  acontece nesta tarde do dia 3 com transmissão ao vivo: Assista https://www.livestream.com/canalclar

Publicações recentes