CELAM encoraja defensores dos direitos humanos e pede oração pela Nicarágua, ensanguentada por conflitos violentos

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

O Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) também manifestou solidariedade ao povo da Nicarágua e convidou todos os católicos do continente a rezarem pelos irmãos nicaraguenses.

A mensagem do CELAM recordou aos bispos da Nicarágua:

“Diante desta situação grave, somos chamados a ser a voz daqueles que não têm voz, para fazer valer os seus direitos, encontrar caminhos de diálogo e estabelecer a justiça e a paz, ‘para que em Cristo todos tenham vida’, especialmente aqueles que se sentem desconsolados pela morte e pela violência. Nós os encorajamos a continuarem sendo defensores dos direitos humanos e mensageiros de esperança. Também os convidamos a não fecharem os ouvidos diante do clamor e do sofrimento dos nossos povos e a continuarem sendo líderes corajosos, por cujo meio Deus se faz presente e guia a história do seu povo”.

Ataques à Igreja
Entre a noite de sexta-feira, 13 de julho, e a manhã do sábado, 14, polícia e paramilitares atacaram a paróquia da Divina Misericórdia na capital, Manágua, onde mais de cem estudantes estavam abrigados.

No mesmo fim de semana, o carro em que estava dom Abelardo Mata, bispo de Estelí, foi atacado por multidões pró-governo, obrigando o bispo a se refugiar numa casa dos arredores. Ele só pôde voltar à diocese após a intervenção do cardeal Brenes.
Já passa de chocantes 300 o número de pessoas mortas nos conflitos.

Comunicado da Conferência episcopal da Nicarágua

Em 14 de julho, a Conferência Episcopal da Nicarágua emitiu comunicado em que denuncia “a falta de vontade política do governo para dialogar” e para buscar processos verdadeiramente democráticos. O episcopado já propôs, em junho, que Ortega adiante as eleições para março de 2019, um pedido que foi apoiado oficialmente na última quarta-feira pela OEA.

Publicações recentes