Carta do Instituto de Pastoral Vocacional às Congregações Religiosas

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Aos Institutos de Vida Consagrada,
Congregações Religiosas e Sociedades de Vida Apostólica

Prezado/as irmãos e irmãs,

No início de um novo ano, prestes a concluir o Ano da Vida Consagrada e já tendo iniciado o Ano Jubilar da Misericórdia, desejamos que esta carta vos encontre com saúde, paz e alegria na missão! Nossa intenção é apresentar o Instituto de Pastoral Vocacional (IPV), que completará, em agosto de 2018, seu Jubileu de Prata. Sim, estamos prestes a celebrar 25 anos de serviço em prol da animação vocacional no Brasil, incrementando a cultura das vocações na sociedade e na Igreja. Foram várias realizações que ficaram na história, dentre as quais, os três Congressos Vocacionais em âmbito nacional (1999, 2005 e 2010) e o 1º Simpósio Vocacional do Brasil (2014), em parceria com outras organizações, incluindo a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

O IPV começou a ser organizado no final dos anos 1980, a partir de iniciativa do então Setor Vocações e Ministérios da CNBB. A ideia era convocar as congregações e os institutos com carismas vocacionais para que se conhecessem e vissem a possibilidade de juntar forças para servir a Igreja no campo das vocações. Sua fundação aconteceu no dia 15 de agosto de 1993, em São Paulo (SP), sede atual do Instituto. Na assembleia de fundação foram aprovados os estatutos e o regimento, indicada a diretoria, planejadas as atividades e os serviços, culminando com a celebração litúrgica festiva. Em todo esse processo esteve presente Dom Joel Ivo Catapan, SVD, então bispo auxiliar de São Paulo, cognominado “o bispo das vocações”, falecido em 1999.

O IPV é organizado e constituído por Congregações, Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica da Igreja Católica que tenham por carisma específico o trabalho vocacional. Rege-se pelo Estatuto Social, pela legislação brasileira, pelo Código de Direito Canônico, pelas disposições da CNBB e da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB). Atualmente fazem parte dez congregações e institutos: Filhas de Nossa Senhora da Misericórdia; Filhas do Coração Sacerdotal de Jesus; Filhas do Divino Zelo; Irmãs das Divinas Vocações (Irmãs Vocacionistas); Servas da Santíssima Trindade; Jesus Sacerdote; Rogacionistas do Coração de Jesus; Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos (Apostolinas); Padres Operários Diocesanos do Coração de Jesus; Sociedade das Divinas Vocações (os Vocacionistas).

Caso seu instituto ou congregação queira unir-se a esta missão do IPV e tenha por Carisma específico o trabalho vocacional, entre em contato e filie-se. Compreendemos o tema das vocações como fundamental, verdadeira essência da vida, em constante formação. Servir às vocações é estar a serviço das pessoas, em seu processo de amadurecimento humano. Animar as vocações na Igreja e na sociedade é ir além da mentalidade e compreensão de que somos chamados por Deus e guiados em nosso dia a dia pelo Espírito Divino. Fazer Pastoral Vocacional é práxis, numa ação pedagógica junto ao outro.

Esta Cultura Vocacional deve crescer cada vez mais entre nós. Venha conhecer mais de perto o IPV e, quem sabe, tornar-se um membro agregado, participando mais diretamente das ações e da missão da entidade, a qual já nasceu intercongregacional. Dia 05 de março, na sede do IPV, em São Paulo, haverá um encontro com institutos candidatos a se filiarem ao IPV. Entre em contato e inscreva-se. Veja, também, a programação 2016

Em comunhão na missão e nas preces,
Pe. Juarez Destro, rcj

Publicações recentes