Carta aberta dos Frades Menores Capuchinhos do Brasil Central

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

“Vi, então, um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra desapareceram e o mar já não existia.” (Ap 21, 1)

Reunidos em assembleia anual, nós, Frades Menores Capuchinhos da Província Nossa Senhora de Fátima do Brasil Central, vimos a necessidade de nos manifestarmos diante da realidade social, política e econômica de nosso País, que, por sua vez, está tendo reflexos nas comunidades que acompanhamos.

Diante do contexto em que as pesquisas mostram ricos cada vez mais ricos e pobres cada vez mais pobres, agravado pela corrupção sistêmica e cultural, com sinais visíveis no aumento da população em situação de rua e da diminuição do poder de compra do salário mínimo, convocamos todas as pessoas a buscarmos a comunhão em Cristo em vista dos que se encontram em situação de vulnerabilidade: os empobrecidos, marginalizados e oprimidos, negros e povos indígenas, pequenos agricultores e assentados, acampados e moradores das periferias das nossas cidades, desempregados e trabalhadores informais, migrantes e refugiados.

Nós, Frades Menores Capuchinhos, por força do Evangelho, chamados a sermos guardiães da justiça social, da fraternidade, da paz e do bem, não podemos ficar apáticos diante desta realidade.

Comungamos com a CNBB, em sua afirmação da 56ª Assembleia anual, a saber: “não se identifica com nenhuma ideologia ou partido político. As ideologias levam a dois erros nocivos: por um lado, transformar o cristianismo numa espécie de ONG, sem levar em conta a graça e a união interior com Cristo; por outro, viver entregue ao intimismo, suspeitando do compromisso social dos outros e considerando-o superficial e mundano (cf. Gaudete et Exsultate, 100-101)”.

Comprometemo-nos na busca da construção de uma fraternidade capaz de superar a violência, para que sejamos todos irmãos e irmãs (CF 2018).

ORDEM DOS FRADES MENORES CAPUCHINHOS
PROVÍNCIA Nª SRª. DE FÁTIMA DO BRASIL CENTRAL

Publicações recentes