Cardeal de Aviz se reúne com Religiosos para rezar e convida a Vida Religiosa no mundo à oração pela paz

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Cidade do Vaticano (RV) – O cardeal brasileiro Dom João Braz de Aviz estará na Praça São Pedro, com os 40 membros da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, participando da Vigília pela paz no Dia de Oração e jejum, convocado pelo Papa Francisco, no próximo sábado, 7 de setembro. O Cardeal-Prefeito da Congregação, falou à Rádio Vaticano:

{mp3remote}https://www.crbnacional.org.br/site/images/audios/D.JOO.MP3{/mp3remote}

“Meu desejo é de falar um pouco deste apelo dramático e cheio de confiança que o Santo Padre, Papa Francisco, fez no domingo para que realizemos na Praça de São Pedro a Vigília de Oração e de Jejum pela paz no mundo, neste momento em que novamente parece que alguns acreditam que a guerra e o confronto armado sejam a maneira de estabilizar a paz no mundo”.

“O Papa nos alerta que esta é uma estrada equivocada e sem saída, e que a saída é a construção da paz, do diálogo, da capacidade de aproximação das pessoas; da paciência histórica de continuar procurando entender as razões do outro e defender os valores que são os grandes valores da humanidade, como a paz, a justiça, o perdão e a capacidade de diálogo”.

“Naturalmente aqui na Praça de São Pedro estaremos presentes, da nossa Congregação, com todos os religiosos, reunidos junto ao Papa. Penso que em todo o mundo é oportuno que nós também tenhamos esta atitude de fazer ressoar concretamente este apelo do Santo Padre. É um apelo no qual nós nos sentimos uma só coisa com ele; nós acreditamos neste caminho e sabemos que o Senhor é capaz de dar a paz à sua Igreja, dar a paz às nações, a todas as culturas, à convivência social no mundo inteiro, sobretudo neste momento em que nós buscamos razões, modos e métodos para poder realizar esta convivência globalizada. Temos os meios necessários, precisamos que estes valores profundos do coração, que constroem a paz, possam sustentar o nosso caminho”.

“Neste sentido, é importante que não deixemos passar este apelo desapercebido, ele é um Grito pela paz, é um Grito profundo pela paz. É preciso que as nações entendam que a estrada do conflito, mesmo que seja em nome de uma segurança mundial, isto deve ser ultrapassado, deve ser levado à frente como algo superado, que não tem sentido, e buscar esta outra estrada, que Deus pode nos conceder. Que Deus abençoe a todos”.

“O apelo é para que nós aqui em Roma possamos viver intensamente esta Vigília, de 19 às 24h de 7 de setembro, e que também possamos realizar em nossas Igrejas locais, em nossos movimentos, congregações e ordens religiosas, iniciativas que ajudem a fazer crescer este sentido da paz”.

“Construamos a paz dentro de nós, em nossos relacionamentos, construamos a paz juntamente com todos os homens e mulheres de boa vontade que acreditam nesta fase mais amadurecida da Humanidade, com a proteção do Senhor e a intercessão de Nossa Senhora, que podem dar a nós um rumo certo neste diálogo e nesta paz. Que Deus abençoe a todos”.

Publicações recentes