Bolívia será a sede do próximo Congresso Missionário Americano em 2018

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Geraldo Martins| 30.11.13| Os três mil participantes do 4º Congresso Americano Missionário (CAM 4- Comla 9) receberam com entusiasmo e muita alegria o anúncio de que a cidade de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, será sede do próximo Congresso, em 2018. O esperado anúncio foi feito pelo arcebispo de Maracaibo, dom Ubaldo Santana, no final da missa que presidiu na tarde deste sábado, 27, encerrando o 4º CAM, na praça da Basílica de Nossa Senhora de Chiquinquirá.

Durante a missa, o arcebispo convocou a multidão presente na praça a ser missionários e profetas da esperança. “Com este Congresso, que aconteceu nesta cidade, queremos dar novo impulso à missão continental. O Advento alimenta em nós a virtude da esperança. É isso que devemos levar no nosso kit de retorno: somos missionários da esperança”, disse. “Somos chamados a fortalecer nossa esperança e superar todo pessimismo. Devemos voltar mais decididos que nunca a anunciar Jesus Cristo”, acrescentou.

Dom Ubaldo afirmou que a despedida do CAM 4 – Comla 9 deve significar novo envio para a missão e insistiu na responsabilidade do continente americano com a evangelização do mundo. “A Igreja da América tem a responsabilidade de levar sua fé até o fim do mundo. Não tenhamos a tentação de parar diante das dificuldades”. Para ele, a Igreja se renova e se fortalece, “enviando para evangelizar”.

Recordando o tempo litúrgico do Advento, iniciado pela Igreja neste domingo, dom Ubaldo destacou a necessidade dos cristãos estarem atentos e vigilantes para cumprir sua missão. “Vigiar é viver em permanente estado de serviço ao outro”, disse. “O evangelho não é um tranquilizante, mas força renovadora”.

Inspirado na palavra do profeta Isaias proclamada na liturgia, o arcebispo da “Terra do sol amada” condenou o uso de armas nucleares e conclamou os cristãos a lutarem pela paz, “As armas nucleares são mais mortíferas que as anunciadas pelo profeta Isaías. Empreguemos os recursos da tecnologia e da ciência hoje para o progresso da paz e não para a destruição de uns e de outros. Somos enviados a construir novas arcas da paz”, disse sob os aplausos da multidão.

Segundo o arcebispo, todo encontro com Jesus Cristo tem caráter missionário. “Esta praça se torna cenáculo de Pentecostes onde a Igreja recebe a força do Senhor para sair e anunciar o Evangelho. A Igreja se renova e se fortalece, enviando para evangelizar”, acentuou.

A missa foi marcada pelo entusiasmo dos missionários que, cantando, batendo palmas, dançando e agitando as bandeiras de seus países, contagiaram os outros fiéis que também participam da celebração. Em vários momentos, o rito foi rezado em mais de uma língua como as leituras, as preces da comunidade e a oração do Pai Nosso. A procissão do ofertório também destacou a diversidade das culturas que, nesses cinco dias conviveram de maneira intensa durante o Congresso Missionário.

Envio

A multidão se emocionou ainda com o envio de dez missionários para diversas partes: Moçambique (5), México (1), Nicarágua (1), Angola (1), Guatemala (1) e comunidade indígena na Amazônia venezuelana (1). Entre os enviados estão quatro leigos, três padres, duas religiosas e um diácono. A Venezuela é o país que está enviando mais missionários: sete. Os outros são um da Argentina, um do Equador e um de El Salvador. Cada um dos enviados recebeu do bispo uma cruz, símbolo da missão. “Recebe este símbolo do amor de Cristo e de nossa fé. Pregue o Cristo e Cristo crucificado”, dizia o bispo ao entregar a cruz a cada missionário.

Agradecimentos

Uma grande lista citando todos os grupos, instituições e organizações que ajudaram na promoção e realização do CAM 4-Comla 9 foi lida no final da missa pelo secretário geral do Congresso, padre Andrea Bignotti, que é também diretor das Pontifícias Obras Missionárias da Venezuela.

O destaque, no entanto, ficou para as famílias que hospedaram os missionários. Ao serem citadas, aplausos sem fim, acompanhados de gritos de alegria, tomaram conta da praça. O mesmo ocorreu quando foi lembrado também o trabalho dos mais de mil voluntários.

Publicações recentes