Bispos se reúnem em Conselho na sede da CNBB, em Brasília

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Presidente Nacional da CRB,  Irmão Paulo Petry participa do Conselho dos Bispos e apresenta Horizonte e Prioridades do triênio 2013 – 2016

Por Rosinha Martins|22.08.13|  Acontece em Brasília, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP). O CONSEP é o órgão executivo das decisões pastorais da Assembleia Geral do Conselho Permanente e, como
tal, promove e coordena a Pastoral Orgânica, em âmbito nacional.

A presença da CRB Nacional

Este conselho tem como atribuições coordenar as atividades das Comissões Episcopais Pastorais e de outras comissões, grupos de trabalho e setores de atividade ligados à ação pastoral da CNBB. Além dos bispos participam deste Conselho, representantes de Instituições Religiosas afins. O presidente Nacional da CRB, Irmão Paulo Petry esteve presente e falou para o grupo sobre o Horizonte e as prioridades assumidos na XXIII Assembleia Geral Eletiva da CRB Nacional, de julho de 2013, que nortearão as atividades da Conferência no triênio 2013-2016.

Quilombolas, saneamento básico e Código da Mineração são temas de reflexão no CONSEP

O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, dom Guilherme Werlang, apresentou, ontem, 20, ao Conselho Episcopal Pastoral, o Documento 105 da CNBB, intitulado “A Igreja e as comunidades quilombolas”. Segundo dom Guilherme, “o texto é fruto de um trabalho bastante longo dentro da comissão formada por uma equipe de bispos, padres, leigos, representantes da Pastoral Afro, para elaborá-lo”.

O Documento 105 divide-se em três partes, de acordo com o método ‘Ver, Julgar e Agir’.  Fala sobre a história da chegada dos negros ao Brasil, das formas de organização enquanto quilombos, da resistência, do direito à identidade, das ações, entre outros assuntos. Para o secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, é preciso pensar como levar o texto às bases, mas também como obter delas contribuições que possam somar à reflexão sobre o tema.

Outra questão importante presente no texto refere-se ao território. “É parte necessária para que o quilombo possa manter a forma, cultura, religiosidade, a vida deles”, ressaltou dom Guilherme.

Saneamento é saúde

Ainda ontem, o presidente executivo do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos, apresentou ao Conselho Episcopal Pastoral a campanha “Saneamento é saúde”, que trata dos impactos da falta de saneamento básico na saúde da população. O objetivo, conforme Carlos é “disseminar a informação de que o saneamento é um direito dos brasileiros”.

De acordo com dados apresentados por Carlos, 52% da população brasileira ainda não possuem coleta de esgoto e, o maior problema, é que 75%  das pessoas não fazem cobranças. A proposta do Trata Brasil é, portanto, melhorar a condição de vida, reduzir a mortalidade infantil e inserir a sociedade na discussão sobre o saneamento básico. “A maior fonte de contaminação no Brasil é o esgoto. Quem sente isso é a população nas formas das mais diferentes doenças”, afirmou.

 Código da Mineração

Os bispos e assessores do Consep debateram ainda sobre o novo Código da Mineração que tramita no Congresso Nacional, com prazo máximo para votação em outubro deste ano.  “O Código da Mineração vem sendo discutido pelo governo há muito tempo. O que a gente sente é que a sociedade brasileira não foi envolvida na discussão”, explicou dom Leonardo Ulrich Steiner, a respeito do conhecimento da sociedade sobre a elaboração deste novo código.

Uma das conquistas do Comitê Nacional em Defesa dos Territórios frente à Mineração, que reúne mais de 100 movimentos sociais e entidades, entre elas a CNBB, por meio da  Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP), foi a retirada do caráter de urgência da votação do Código da Mineração.

Para dom Leonardo, a forma como o texto do Código está contemplado não é suficiente. Segundo o bispo, as entidades precisam trabalhar propostas muito concretas, pois é necessário “dizer quais são as implicações que o código tem”, como a destinação dos lucros e a questão do meio ambiente.

Fonte(CNBB)

Publicações recentes