Bispos do Regional Centro-Oeste da CNBB iniciam visita ao Vaticano

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram


As várias visitas aos Dicastérios vaticanos da segunda-feira (10) se encerraram com a visita ao Dicastério para a Comunicação onde os senhores bispos e administradores diocesanos foram recebidos pelo prefeito Paolo Ruffini e colaboradores.

A partir da segunda-feira, dia 10, e até segunda-feira, dia 17 de fevereiro, os bispos do Regional Centro-Oeste da CNBB (Distrito Federal, Goiás, Tocantins) realizam a visita ad limina. Esta visita ocorre a cada cinco anos, quando os bispos se encontram com o Papa, visitam os túmulos dos Apóstolos Pedro e Paulo, em Roma, e têm reuniões nos vários Dicastérios da Santa Sé.

No Brasil, a visita é dividida por regionais e o Regional Centro-Oeste é o primeiro a cumprir este compromisso. Será o Regional Sul 4, em outubro, a encerrar as visitas. Serão 19 bispos do Regional Centro-Oeste que participarão de intensa programação, incluindo o encontro pessoal com o Papa Francisco previsto para esta terça-feira.

Como sempre a expectativa dos bispos brasileiros é grande. No encontro com o papa, os bispos apresentam um relatório sobre o estado pastoral das dioceses e ouvem seus conselhos. A visita ad Limina, para as Igrejas diocesanas é ocasião para consolidar os vínculos de fé, de comunhão e de disciplina com a Igreja de Roma.

Dicastério para a Comunicação
As várias visitas aos Dicastérios vaticanos desta segunda-feira se encerraram com a visita ao Dicastério para a Comunicação onde os senhores bispos e administradores diocesanos foram recebidos pelo prefeito Paolo Ruffini e colaboradores, entre os quais o secretário do Dicastério, mons. Lucio Adrian Ruiz e o diretor editorial Andrea Tornielli.

No diálogo mantido no Dicastério para a Comunicação, dom Levi Bonatto, bispo auxiliar de Goiânia fez um balanço sobre a comunicação do Regional Centro-Oeste da CNBB, organizada por meio da Pastoral da Comunicação (Pascom) atuante nas 12 dioceses e no Ordinariato Militar do Brasil e com os Setores e Assessorias de Comunicação.

Enquanto a Pascom atua pastoralmente, em algumas dioceses os setores e assessorias atuam com profissionais contratados para dar visibilidade às ações das nossas Igrejas. Além desses serviços, – disse dom Levi – várias dioceses também contam com veículos de radiodifusão, TV, impressos, internet e editoras.

Rádio – Presente em todas as dioceses do Regional com programações próprias e/ou em rede interligadas com a Rede Católica de Rádio (RCR). Está em implantação a Radio Maria, que atingira a Região Metropolitana de Goiânia.

TV – Presente nas Arquidioceses de Goiânia e de Brasília com as TVs PUC Goiás, TV Pai Eterno, Rede Vida de Televisão, Canção Nova, TV Aparecida, Século XXI.

Embora estejam em apenas duas dioceses, as TVs alcançam juntas 70% das cidades presentes no Regional Centro-Oeste. TV Pai Eterno e PUC Goiás contam com sede em Goiânia.

Canção Nova conta com estúdios e sede local em Brasília.

Editoras – Scala e PUC Goiás. Há também uma expressiva presença das livrarias católicas e lojas de artigos religiosos, sobretudo em Goiânia e Brasília, com Paulus, Paulinas e Vozes.

Impressos – Os impressos ainda têm expressão em nosso regional. A Arquidiocese de Goiânia conta com um jornal impresso – o Encontro Semanal, distribuído em todas as paróquias e comunidades no sábado e no domingo. Ao todo são 25 mil exemplares semanais distribuída em todas as paróquias. O veículo existe desde 1976. Este Periódico impresso e também produzido em forma televisiva.

A Diocese de Jataí conta com uma revista mensal de nome Fé e Ação. A Diocese de Uruaçu conta com o Jornal Caminhar Juntos, publicação trimestral

Novas formas de evangelização

Internet – Todas as dioceses estão presentes na internet com seus portais institucionais.

As atualizações desses espaços interativos se dá com o auxílio da Pascom e com os Setores e Assessorias de Comunicação das dioceses. Essa presença tem crescido também nas redes sociais, através de contas institucionais no Instagram e no Facebook, as principais redes sociais de maior acesso no Brasil. No regional apenas uma diocese ainda não tem conta no Instagram, por exemplo. Já no Facebook, todas estão presentes.

Desafios

Muitas e diversas são as iniciativas no campo da comunicação no Regional Centro-Oeste – afirmou dom Levi – , mas é preciso continuar avançando. Um ponto a se considerar é a relação com os meios de comunicação laicos. Ainda é muito tímida a nossa relação, disse.

“Precisamos trazer esses meios para o diálogo, apresentar o pensamento e a fé católica para que toda a sociedade a conheça. Como tem sido celebrado, por exemplo, o Dia Mundial das Comunicações Sociais em nossas cidades? Quem tem acesso à mensagem do Papa para esse dia?”, perguntou. Precisamos sair, disse o bispo.

Outro grande desafio da comunicação católica em nosso regional, é a profissionalização. Só com a qualificação profissional é possível conseguirmos ser ousados também e atingir a sociedade, dialogar com os meios de comunicação, ir além dos nosso meios de comunicação. Evangelizar para fora de nossos muros é nosso maior desafio nos dias atuais e, para isso, precisamos falar a língua da sociedade sem perder a nossa identidade.
A profissionalização, no entanto, requer investimento em material e pessoal. Precisamos estar cientes dos passos que estamos dando neste sentido, disse dom Levi.

Visita ad Limina
A visita ‘ad limina Apostolorum’, que significa no limiar, na soleira, na entrada, nos limites (das basílicas) dos apóstolos (Pedro e Paulo), é uma visita dos bispos diocesanos aos túmulos dos Apóstolos, na Diocese de Roma, feita com periodicidade quinquenal, ou seja, obrigatória a cada cinco anos. É prevista no Código de Direito Canônico nos seus cânones 399-400.

Além disso, a visita também é, evidentemente, uma visita de trabalho, de reuniões e de contatos que os bispos fazem junto à Santa Sé e a seus diversos organismos e dicastérios e comissões pontifícias.

Além do encontro pessoal e em grupo com o Santo Padre, e da visita aos diversos organismos que fazem parte da Cúria Romana, os bispos celebram juntos a santa missa nas quatro basílicas papais de Roma: São Pedro, São Paulo Fora dos Muros, Santa Maria Maior, e São João de Latrão – sede da Diocese de Roma.

A visita é uma demonstração de afeto e de obediência ao sucessor de Pedro num reconhecimento visível de sua universal jurisdição sobre todo o orbe [mundo] católico dentro de uma peregrinação dos bispos a Roma e com um encontro pessoal com o Santo Padre.

Na volta às fontes e inspirações originais, bem como a celebração nos lugares emblemáticos da fé católica, os pronunciamentos do Santo Padre são fonte de conselho, orientações e diretrizes para as igrejas particulares.

Um dos pontos importantes é o envio dos relatórios completos sobre a situação das dioceses, normatizado pelo Papa São Pio X já em 1909. “Nesse relatório, os bispos prestam contas de suas administrações ao Papa e à Santa Sé. É um relatório minucioso sobre a situação geral e o estado específico da diocese. Esse relatório deve ser entregue em até seis meses antes da visita e não menos de três meses do início desta.

O elenco dos bispos e administradores diocesanos do Regional Centro-Oeste:

1. Cardeal Sérgio da Rocha – Arcebispo de Brasília
2. Dom Washington Cruz – Arcebispo de Goiânia
3. Dom Antônio Fernando Brochini – Bispo de Itumbiara
4. Dom Carmelo Scampa – Bispo de São Luís de Montes Belos
5. Dom Dilmo Franco de Campos – Bispo Auxiliar de Anápolis
6. Dom Eugène Lambert Adrian Rixen – Bispo de Goiás
7. Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida – Bispo Auxiliar de Brasília
8. Dom José Francisco Falcão de Barros – Bispo Auxiliar do Ordinariado Militar do Brasil

9. Dom José Francisco Rodrigues do Rêgo – Bispo de Ipameri
10. Dom Levi Bonatto – Bispo Auxiliar de Goiânia
11. Dom Marcony Vinícius Ferreira – Bispo Auxiliar de Brasília
12. Dom Moacir Silva Arantes – Bispo Auxiliar de Goiânia
13. Dom Nélio Domingos Zortea – Bispo de Jataí
14. Dom Waldemar Passini Dalbello – Bispo de Luziânia
15. Padre Francisco Agamenilton Damascena – Administrador Diocesano de Uruaçu
16. Padre Vanildo Fernandes da Mota – Administrador Diocesano de Rubiataba-Mozarlândia

Publicações recentes