Bispos da América Central analisam a assistência aos migrantes

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

27.01.15| Os bispos de México, Guatemala, El Salvador, Honduras e Nicarágua se encontrarão de 28 a 30 de janeiro na cidade de Tapachula (México), para “discutir a realidade sempre dolorosa de milhares de migrantes provenientes da América Central, que através do México tentam chegar aos Estados Unidos”. É o que comunica o bispo de San Cristóbal de Las Casas, no Chiapas, dom Felipe Arizmendi Esquivel.
“Estamos entristecidos e preocupados porque os migrantes são expostos a tantas humilhações atravessando o nosso país: são maltratados, ameaçados e, às vezes, são sequestrados, obrigados a trabalhar para o mercado da droga. Alguns são mortos e muitos permanecem sem poder alcançar seu sonho”, disse numa coletiva de imprensa Dom Arizmendi. “Estamos particularmente preocupados com o tráfico de mulheres, que são violentadas e abandonadas quando grávidas, ou que são usadas para negócios ilícitos”, destacou.

Este encontro dos bispos centro-americanos servirá “para uma troca de informações sobre a situação da migração, mas sobretudo para compartilhar os esforços que, como Igreja, fazemos nas nossas dioceses”, explicou dom Arizmendi, que prosseguiu: “todos os dias promovemos sempre mais centros para os migrantes, não somente fornecendo alimento e alojamento, mas assistência médica, um local onde poder repousar e onde encontrar, se necessário, o suporte legal. Os nossos serviços são oferecidos não somente aos católicos, mas a todas as pessoas, prescindindo do credo, raça e nação. Somos irmãos, e compartilhamos o pouco que temos”.

Fonte: Agência Fides.

Publicações recentes