Até 2030, quase metade do mundo pode ficar sem água

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

RadioONU| Secretário-Geral afirmou que o bem natural é a chave para um desenvolvimento sustentável; até 2030 quase metade da população global terá problemas de abastecimento.

A ONU celebra, esta sexta-feira, o Dia Mundial da Água com uma reunião na sede da organização, em Nova York e eventos globais.
O Secretário-Geral, Ban Ki-moon, afirmou que o bem natural é a chave para um desenvolvimento sustentável. Ele alertou que até 2030 quase metade da população global terá problema de abastecimento.

Demanda

O chefe da ONU disse que daqui a 17 anos, a demanda por água vai superar a oferta em mais de 40%.
Ban falou ainda que com a mudança climática e as necessidades das populações que crescem e prosperam, os governos terão de trabalhar juntos para proteger essa fonte natural.

Impacto

Em entrevista à Rádio ONU, de São Paulo, o Presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga, alertou sobre o problema da mudança climática.
“Mudança climática impacta a água. Porque? O resultado da mudança climática são secas mais longas, enchentes mais intensas, e portanto, são impactos diretamente no sistema hídrico.”

Cooperação

Ban Ki-moon afirmou que 2013 é o Ano Internacional de Cooperação pela Água, e o Dia Mundial da Água é dedicado a destacar os esforços conjuntos necessários para garantir uma fatia justa para as pessoas e o planeta.
A ONU, através de várias de suas agências, está promovendo a colaboração global de todos os setores. O Programa para o Desenvolvimento, Pnud, está apoiando um acordo político para a divisão de águas, como na base do rio Nilo.
A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, e a Comissão Econômica para a Europa, Unece, também estão empenhadas em projetos que envolvem o bem natural.

Elo

Benedito Braga falou ainda sobre a importância da água.
“Nós temos que ter essa visão integrada que a água é um elo de ligação de diferentes setores da economia, da energia, da agricultura e do transporte. E ela tem uma ligação muito importante com a saúde, através do saneamento. Eu esperaria que os governantes entendessem claramente a importância de cuidar da água.”

Saneamento

O Secretário-Geral também disse que nenhuma mensagem sobre a água pode ser feita sem mencionar o saneamento. Segundo ele, 2,5 bilhões de pessoas no mundo não têm acesso a um banheiro.
Ban disse que o custo disso é visto em vidas, 4,500 crianças morrem diariamente e, também, na queda da produtividade econômica.

Publicações recentes