Assembleia Geral reúne 600 Religiosos e Religiosas em Brasília

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Cerca de 600 religiosos e religiosas se encontram em Brasília para eleger nova presidência da Conferência dos Religiosos do Brasil 

Rosinha Martins |11.07.13| A CRB Nacional – Conferência dos Religiosos do Brasil reúne cerca de 600 religiosos e religiosas em Brasília, na Escola Paroquial Santo Antônio, de 15 a 19 de julho. Uma das razões pelas quais a Conferência reúne tantos religiosos/as é a eleição da nova presidência que atuará de 2013 a 2016 em prol da Vida Religiosa do Brasil.

Sacerdote Jesuíta, Superior Provincial e membro da Diretoria da CRB Nacional como Conselheiro, Geraldo Kolling falou sobre a importância desse evento para a Vida Consagrada do Brasil: “Todo encontro pode ser significativo. A XXIII Assembleia Geral, por ser eletiva, pode ser de modo especial relevante para a caminhada da Vida Religiosa no Brasil, particularmente por aí se eleger nova Diretoria, criando estruturas menores (7 membros na Diretoria, sem Conselho Superior, por exemplo) e mais ágeis. Creio que é oportunidade favorável para convivência fraterna, reflexão séria e encaminhamentos fortes para os próximos três anos da Vida Religiosa Consagrada no Brasil”, relatou.

Padre Geraldo disse ainda sobre a sua atuação como Conselheiro na diretoria nos últimos três anos: “Ser membro da Diretoria cessante da CRB Nacional, foi oportunidade ímpar para conhecer um pouco melhor o palpitar da vida em tão diversos rincões deste Brasil, em circunstâncias as mais diferentes possíveis. É experiência enriquecedora que se pode desejar a todos os Provinciais, concluiu.

Ao agradecer a oportunidade recebida, padre Geraldo expressou o desejo de confiança e generosidade com as bênçãos de Deus em abundância para a nova diretoria que assume a Conferência.

Comumente a Vida Religiosa busca inspirações na Palavra de Deus para iluminar o caminho feito e as perspectivas que perpassam a vida e a missão dos consagrados e consagradas em território nacional, por isso a Assembleia terá como tema “Vida Religiosa, hoje – identidade e esperança e o lema “Permanece conosco” que é baseado no texto bíblico dos Discípulos de Emaús, do Evangelho de Lucas.

Emaús e o nosso itinerário Humano e Religioso; facilitadores para superação da crise, análise da missão na ótica do caminho de Emaús, são reflexões elaboradas pelas Equipes de Reflexão da CRB Nacional e que serão discutidas durante a o evento pelos consagrados e consagradas. “Desejamos que cada um e cada comunidade possa fazer o itinerário de Emaús na sua vida e missão porque em determinados momentos da vida se fazem presentes situações semelhantes àquelas dos discípulos de Emaús”, afirma o psicólogo, Irmão Paulo Dullius(foto).

Durante a Assembleia biblistas, psicólogos, teólogos e missiólogos ajudarão no processo eletivo com algumas reflexões sobre a Vida Religiosa: ‘o que “a Vida Religiosa está conversando hoje, pelo caminho”; sinais que a Vida Religiosa ‘não reconheceu’ ao longo dos tempos; experiência de convidar, abrir a porta e “entregar a casa a Jesus’; compromisso missionário de voltar à causa (levantar-se, depressa, voltar), leitura humana do caminho (experiência) de Emaús”.

Celebrações Eucarísticas, trabalhos de grupos e a eleição por meio de  urna eletrônica são atividades que marcarão a XXIII Assembleia Geral Eletiva de 2013.

Neste evento estarão presentes o representante da Sagrada Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica do Vaticano, o religioso padre Alessandro Perrone, rcj, que representa o Cardeal dom João Braz de Aviz; o Núncio Apostólico do Brasil, dom Giovanni D’Aniello; o presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, arcebispo de Palmas, dom Pedro Brito Guimarães; o secretário Geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, ofm; o bispo referencial da Vida Consagrada pela CNBB, dom Jaime Spengler; o arcebispo de Brasília, dom Sérgio da Rocha; o presidente Emérito da CRB Nacional, padre João Edênio Vale, svd; a presidente da Conferência Nacional dos Institutos Seculares, Helena Paludo; a representante da Ação Episcopal Alemã (Adveniat), Margit Wichelmann;  padre Deusmar Jesus da Silva que representa  padre Anselmo Matias Limbenger da Comissão de Presbíteros; o presidente da ANEC(Associação Nacional das Escolas Católicas, padre José  Marinoni, sdb.

A Assembleia terá transmissao ao vivo. Assista aqui.

Mais notícias  sobre a Assembleia 2013

https://www.revistamissoes.org.br/

https://www.pom.org.br/

https://www.cnbb.org.br/site/comissoes-episcopais/ministerios-ordenados/12369-assembleia-geral-reunira-600-consagrados-e-consagradas-em-brasilia

 https://www.nossasenhoradolago.org.br/

https://www.paroquiamontenegro.com.br/

https://blogdasagradafamilia.blogspot.com.br/2013/07/assembleia-geral-reunira-600.html

https://blogsantoafonsoce.blogspot.com.br/

https://nossasenhora-nelremar.blogspot.com.br/2013/07/sexta-feira-12-de-julho-de-2013-09h00.html

https://www.news.va/pt/news/religiosos-de-todo-o-pais-se-reunirao-em-brasilia

https://ilsismografo.blogspot.com.br/2013/07/brasile-assembleia-geral-reunira-600.html

https://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=289535

https://blogdoivson.blogspot.com.br/2013/07/assembleia-geral-da-crb-reunira-600.html

https://www.paroquiacoracaodejesus.com/assembleia-geral/

https://pt-br.facebook.com/pages/Divino-Pai-Eterno/291185210911901

https://webradiosaofrancisco.com/ver-noticia/312/Assembleia-Geral-reunir%C3%A1-600-consagrados-e-consagradas-em-Bras%C3%ADlia

https://www.catedralgo.com.br/site/index.php?view=newsfeed&catid=38%3Anoticias-externas&id=15-cnbb-conferencia-nacional-dos-bispos-do-brasil&option=com_newsfeeds&Itemid=18

https://pascomsantoantoniorn.blogspot.com.br/

https://www.inspetoriafmarecife.com.br/?sub=includes&secao=cemam

https://www.paroquiasantanabacabal.com.br/2013/07/religiosos-de-todo-o-pais-se-reunirao.html

Publicações recentes