Assembleia Geral ordinaria da CRB da Regional Porto Velho – RO

A Assembleia foi realizada nos dias 19 a 22 de setembro de 2013,na Casa Provincial das Irmãs Servas de Maria Reparadoras, na cidade de Rio Branco, Acre. Participaram da Assembleia representantes dos seguintes núcleos: Cruzeiro do Sul, Humaitá, Porto Velho, Ji-Paraná, Guajará Mirim, Santa Maria do Guaporé, Rio Branco, Ariquemes e Vilhena.

Depois de fraterna acolhida realizada pela comunidade local e do jantar comunitário, foram acolhidos por um grupo de leigas e leigos da Paróquia Imaculada Conceição com bela apresentação de acolhida.

Irmã Eva Gomes, do núcleo de Rio Branco, convidouo grupo auma oração refletindo sobre o que se passa no coração de cada um/a; que chamas ardem em nossos núcleos, dioceses, Regional; de que temos fome em nossa Regional; que caminhos precisamos percorrer como discípulos na Amazônia.

A Assembleia contou com a assessoria de Dom Esmeraldo Barreto, Arcebispo Metropolitano de Porto Velho sobre a missão profética da VRC na Amazônia. Após um trabalho de grupo, Dom Esmeraldo alinhavou uma síntese apontando para alguns pontos importantes como: da presença testemunhante na missão; periferias (urbanas, ribeirinhos, mundo rural…) com novas configurações sociais e familiares, dimensão social do tráfico (humano, de drogas, contrabando), condições sociais das pessoas (subjetividade), condições afetivas das pessoas, acompanhamento vocacional, qualidade de vida (para a vida, a missão, estrutura institucional), espiritualidade (missão como fonte de espiritualidade), perceber o que Deus me revela a partir de meu campo de trabalho, ser contemplativo/a na ação, a missão como determinante da vida. Tudo resumido em: nosso lugar, nossa missão e nosso horizonte.

Para finalizar, Dom Esmeraldo convidou o grupo a perceber luzes a partir do que foi refletido: testemunho dos mártires, sair do rotineiro, visita aos mais fragilizados, ministério da escuta, ser presença profética junto aos pobres e excluídos; conversão para um estilo de vida mais simples; fortalecimento da mística; convivência fraterna e proximidade afetiva; ir ao encontro do outro; conviver com diferentes culturas; o entusiasmo de pessoas em sua vida, trabalho e missão; trabalho solidário com situações, pessoas que não garantem sucesso; ser como a vela, consumir-se iluminando.

Esteve presente na Assembleia, Dom Joaquim Pertiñez, Bispo de Rio Branco que dirigiu aos religiosos e religiosas palavras de saudação e de acolhida.

No início dos trabalhos do dia 21, Irmã Elisabeth leu uma mensagem enviada por Dom Francisco, Bispo da Diocese de Humaitá, saudando e entusiasmando a vida religiosa consagrada no Regional da CNBB. Em seguida a Irmã Carolina orientou a oração matinal baseada no método da Leitura Orante, seguindo a passagem evangélica dos discípulos de Emaús.

Seguiu-se a apresentação dos Relatórios das Atividades 2012-2013 (Irmã Elisabeth) e do Relatório Financeiro-Contábil 2012-2013 (Ir Luiz). As Irmãs Carol, Gecinéia e Fernanda falaram das reuniões e Congresso Novas Gerações. Irmã Gabriela Bottani, missionária Comboniana,apresentou o tema “Rede um grito pela vida Talitha Kum” respondendo a diversas perguntas da Assembleia em torno do tema.

Irmão Jardelino, Lassalista, representando a CRB Nacional conduziu cada um/a da Assembleia a mergulhar nas três Dimensões desafiadoras e fundamentais da VRC: Mística, Comunitária, Profética. Em seguida apresentou o objetivo e as prioridades da 23ª Assembleia da CRB Nacional. Introduziu um trabalho grupal que, partindo dos objetivos, propor ações concretas para o Regional. Cada grupo trabalhou uma das 4 prioridades. Apresentado o resultado do trabalho e feitos os aportes e síntese chegou-se às seguintes propostas, considerando os critérios abaixo:

IDENTIDADE E MÍSTICA

Fortalecer a identidade e a mística nas nossas relações através

– da participação nos encontros dos núcleos e/ou sub-núcleos

– dos retiros anuais do núcleo ou regional

– do estudo, reflexão e oração do subsídio: Permanece conosco, com a Leitura Orante da Palavra.

MISSÃO, PROFECIA E JUVENTUDES

– Intensificar e garantir a presença da VRC junto às juventudes, favorecendo serviços de escuta e promovendo uma cultura vocacional.

– Articular a Rede um grito pela vida nos núcleos e participação nos Fóruns e Conselhos de Direitos Humanos.

INTERCONGREGACIONALIDADE E LEVEZA

– Conhecer as experiências de intercongregacionalidade presentes na nossa Regional

– Dar continuidade às experiências que já temos: retiros, encontros formativos, capacitações, encontro de núcleo realizado nas diversas Comunidades Religiosas.

– Favorecer nos núcleos a partilha sobre os desafios da missão, para ações conjuntas;

FORMAÇÃO

– Retomar a formação do AJURI

– Articular e organizar os grupos de novas gerações onde não existe

– Potencializar qualificar o processo formativo em todas as etapas.

Publicações recentes