Assembleia do Comire Nordeste 2 reflete sobre comunicação e missão

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Jaime Carlos Patias| 11.03.13 | À luz do tema “comunicação e missão”, a assembleia teve como objetivo conhecer as diferentes realidades dos Conselhos Missionários Diocesanos (Comidis), dos organismos e das instituições vinculadas à dimensão missionária do Regional, avaliar a caminhada e projetar seu futuro.

Dom Magnus abriu o encontro com palavras de incentivo. “As dificuldades que enfrentamos, enquanto caminhada missionária no Regional, não é motivo de desânimo. O Espírito Santo anima o nosso trabalho para a realização de uma assembleia frutuosa”, disse o bispo de Salgueiro.

Irmã Dircilene Silva, coordenadora do Comire NE 2 e da Infância e Adolescência Missionária (IAM) do estado de Pernambuco, fez memória da última assembleia realizada em Garanhuns (PE), em novembro de 2012. Na ocasião a assembleia tomou conhecimento das atividades das Pontifícias Obras Missionárias (POM) e da realidade missionária da Igreja no Brasil a partir das conclusões do 3º Congresso Missionário Nacional. Irmã Dircilene fez ainda o repasse da assembleia nacional da IAM realizada em Brasília (DF) com destaque para a celebração dos 170 anos daquela Obra. Entre as iniciativas foi decidido enviar uma carta circular aos bispos e párocos do Regional NE 2 para solicitar apoio na implantação da IAM em todas as dioceses.

Ao abordar o tema “comunicação e missão”, padre Jaime C. Patias, IMC, mestre em comunicação e secretário nacional da Pontifícia União Missionária, falou sobre o “areópago” da comunicação e a missão da Igreja hoje: âmbito, evolução, desafios, perspectivas. “Não dá para fazer missão sem comunicação entendida como processo. A organização do Comire também passa pela comunicação”, afirmou padre Jaime e completou. “Uma realidade emergente dos novos ‘areópagos’ são as redes sociais, elas são ‘as praças’ onde encontramos as pessoas e devemos anunciar o Evangelho”.

O assessor apresentou ainda modelos de comunicação e a evolução da comunicação na Igreja em seus principais documentos sobre o tema. Em seguida, colocou uma questão para debater: como articular nos conselhos missionários a comunicação e a missão?

Por sugestão de dom Magnus Henrique, decidiu-se criar uma comissão para preparar a próxima assembleia, a realizar-se no mês de outubro em Petrolina (PE), centrada na identidade e na organização do Comire.

Para o padre Samuel Briano, coordenador do Comidi de Pesqueira, “as reflexões sobre comunicação e missão fez com que repensássemos nossa maneira de comunicar a missão e aquilo que a gente se propõe como anúncio. Creio que a vontade de reestruturar a organização do Comire vai favorecer a vida missionária no nosso regional”, ressaltou.

“Como instrumentos de Deus saímos renovados na nossa missão”, avaliou Jaqueline Gonçalves, coordenadora da IAM na diocese de Nazaré. “Assim como Jesus foi um grande comunicador, nós também somos comunicadores para levar o Evangelho a todas as pessoas e ouvir o povo necessitando”, concluiu.

Com a colaboração de padre Edvaldo Alexandre Brito.

Fonte: www.pom.org.br

 

Publicações recentes