Aproxima-se o Seminário Nacional da Vida Religiosa Consagrada

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

 

Encerrando o Ano Nacional Mariano, a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) quer  fortalecer os compromissos assumidos no Plano Trienal 2016/2019 por meio do Seminário Nacional da Vida Religiosa Consagrada, de 4 a 8 de maio de 2018, em Aparecida (SP).

Na alegria e em comunhão com toda a Igreja, os religiosos e religiosas abraçaram a  caminhada mariana no jubileu dos 300 anos de Aparecida, com a peregrinação da imagem, pelas 20 Regionais.  Empenharam-se na busca sincera de integração entre Mística e Profecia, com projetos concretos na Formação Permanente e no resgate da Espiritualidade Mariana.

Concluindo a peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida, nas Regionais, reúnem-se cerca de 550 superiores/as maiores, membros associados da CRB Nacional, para o SEMINÁRIO NACIONAL DA VIDA CONSAGRADA, em Aparecida (SP).

TEMA: Mística e Profecia na missão comunitária

Este é o tema do Seminário.

Integrar mística e profecia, com o coração ardente e pés de peregrino/a, de olhos abertos e ouvidos atentos às novas fronteiras de missão, acolhendo os impulsos do Espírito, no seguimento missionário de Jesus.

A mística acontece num processo de se deixar amar e seduzir por Deus. A orção nutre a mística. Assim fazia Jesus. “Permanecia em lugares desertos e orava” (Lc 5,16).

A espiritualidade  permeia todos os recantos do existir do consagrado e da consagrada. Por isso ela deve ser integral e integradora. Misticamente se pode contemplar toda a realidade com o olhar de Deus e em sua presença, com sua revelação em nós, ao redor de nós, na criação, na irmã, no irmão. É poder dizer com espanto: O Senhor está neste lugar, e eu não sabia!” (Gn 28,16).

Viver a profecia nada mais é do testemunhar a fé e levar a Boa Notícia experimentada em Deus que nos impulsiona a estar “em saída”. Somos convidados ao seguimento de Jesus. Seus passos, suas marcas, estão na realidade que interpela e convida a criar um clima de Reino de Deus, de justiça social, de vida com dignidade para todos.

Não se pode entender  a mística na VRC e sua vivência na Igreja sem tocar a dimensão profética da missão.  Consagramo-nos para os outros e não para nós mesmos.(Plano de Ação 2016-2019 – p. 22)

LEMA: “Saiamos, às pressas, com Maria, aonde clama a vida”.

É um lema que se torna um apelo. Tal clamor se traduz em urgências e prioridades no Plano Global da Conferência Latino-America de Religiosos (CLAR) para os próximos anos:

– Dinamizar a cultura do encontro que considere o estilo relacional de Jesus, que fomente a participação inclusiva, que ajude a revisar nossos estilos de vida e nos impulsione a uma saída missionária.

– Promover a justiça social em uma VRC que reconheça o protagonismo dos pobres e trabalhe com eles pela superação da iniquidade, articulando redes em favor da libertação integral das vítimas de um sistema injusto.

– Abrir-se à ecologia integral, a partir de uma conversão que reconheça a sacralidade da criação e a interdependência de todas as criaturas, no “cuidado da Casa Comum”.

– Promover a participação da mulher na vida social e eclesial.

– Reconfigurar as estruturas da VRC, voltando às raízes evangélicas e carismáticas para responder melhor às urgências de hoje.

Que este horizonte inspirador estimule não somente a CRB, mas também cada província e instituto religioso no Brasil.  ( CRB, Plano de ação 2016-2019).

PREPARAÇÃO

A preparação ao Seminário Nacional da Vida Consagrada se faz também com  a leitura de alguns textos e assistindo alguns vídeos preparados especialmente para isto. E também com oração como várias comunidades já estão fazendo e nos comunicando.

Veja textos e vídeos em https://crbnacional.org.br/seminario2018/index.php/category/subsidios-e-videos/

PROGRAMAÇÃO do Seminário da VRC

A programação do Seminario Nacional da Vida Religiosa Consagrada, de 4 a 8 de maio de 2018, em Aparecida (SP), reúne 552 Superiores/as Gerais e Provinciais, e  oferece reflexões por meio de palestras sobre  “O mundo que nos toca” (Prof. Sérgio Coutinho), “Profetismo na Vida Religiosa Consagrada ” (Ir. Márian Ambrósio), “Espiritualidade e Mística” ( Marcelo Barros), “Seguir Jesus com Maria ” (Ir. Afonso Murad e Ir. Rejane de Paiva), “Filantropia, Mística e Profecia na VRC” (Ir. Adelir Weber e Dr Hugo Sarubbi). Traz também testemunhos de Mística e Profecia na áreas: Periferia (Pe. Vilson Groh), Migrantes (Ir. Telma Lage, mnsd), Pastoral Indígena (Ir. Joana Ortiz, cifa), Educação (Ir. Lúcia Maistro, fma), Saúde (Frei Francisco Belotti, fpd)

Foram organizadas  16 oficinas com vários orientadores e enfoques: Mística e profecia a partir de Maria, Ecologia – Cuidado da Casa Comum, Redes Sociais e Mundo Digital, Resiliência na missão da VRC, Experiências de Leitura Orante da Palavra de Deus, Juventudes: entendendo e aproximando-se da condição juvenil, Animação vocacional: escolhas de hoje, Um olhar atencioso para religiosos e religiosas em vulnerabilidade física, Profecia e fronteiras missionárias, Intercongregacionalidade:^rumo a um novo paradigma da VRC, Interculturalidade da VRC no mundo globalizado, Projeto Congregacional e Gestão Institucional, A arte de viver as relações comunitárias, Carismas compartilhados com leigos e leigas, a mística e a profecia da mulher na VRC atual, VRC e o mercado: da financeirização à profecia.

Tudo muito permeado de orações e celebrações eucarísticas, com a tônica especial de estar junto a Maria, em seu Santuário, em Aparecida.

 Este Seminário encerra a Peregrinação da imagem da Mãe Aparecida pelas 20 Regionais da CRB, em todo o Brasil.

A caminhada da CRB  é feita em Aliança continental com a Conferência Latino-americana dos religiosos (CLAR). A CLAR escolheu como Horizonte inspirador para a VRC na América Latina e Caribe o lema: “Saiamos, às pressas, com Maria, aonde clama a vida”. E assumiu como ícone motivador a cena da Visitação. É a logo do Seminário da VRC.

CONVIDADOS ESPECIAIS

Estarão presentes alguns convidados:

  • Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida
  • Dom Jaime Spengler, presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada (CEMOVC), da CNBB
  • Guadalupe A.Cafáro, presidente da Conferência Nacional dos Institutos Seculares (CNIS)

SERVIÇOS

Transmissão ao vivo  das Palestras PELO YOUTUBE

Informações pelo site: www.crbnacional.org.br

Pelo face: https://facebook.com/CRBNACIONAL

Pelo hotsite: https://crbnacional.org.br/seminario2018/

Atendimento à Imprensa: diariamente às 15h

Tema: “Mística e Profecia na missão comunitária”

Lema: “Saiamos, às pressas, com Maria, aonde clama a vida”.

Data: 04  a 08 de maio.

Local: Centro de Eventos Padre Vitor Coelho, Santuário Nossa Senhora Aparecida.

 

Assessoria de Comunicação CRB

Ir. Patrícia Silva, fsp – comunicacao@crbnacional.org.br – (61)98424-0242

 

Publicações recentes