Foi votado e aprovado pelos Bispos do Brasil o texto do documento final do tema central da Assembleia sobre a iniciação à vida cristã.
O texto, cuja elaboração ficou a cargo de uma comissão, dedicada especialmente para sua elaboração, recebeu acréscimos durante os trabalhos da Assembleia Geral. Agora com a aprovação pelos bispos, o texto será assumido como um documento oficial da CNBB.
O texto do tema central de profunda qualidade, busca corresponder aos desafios pastorais identificados pela missão da Igreja e acima de tudo procura por em pratica as diretrizes gerais da Ação evangelizadora que convoca a ser Igreja: casa da iniciação cristã.
O Bispo auxiliar de Porto Alegre (RS), Dom Leomar Brustolin, destacou a preocupação do episcopado com o tema da iniciação à vida cristã. Falou de algumas preocupações, como a questão da transmissão da fé às novas gerações e a grande preocupação da Igreja em formar não só adeptos, mas discípulos. “É preciso avaliar e dizer quais caminhos retomar”, disse.
A missão dos bispos é traduzir toda a linguagem que for técnica de forma acessível e concreta para a pastoral, por isso o texto constatou que muitas paróquias do Brasil já conhecem a iniciação da vida cristã, mas também o fato de que muitas ainda não chegaram neste ponto. Daí a necessidade de uma retomada dessa caminhada.
É um apelo dirigido a um público que seriam os catequistas em primeiro lugar, com linguagem acessível, direta e com mudança de prática. Uma renovação paroquial, não é uma reforma de catequese, mas uma conversão pastoral de toda comunidade para acolher, inserir, e comprometer os novos cristãos.