Apelo à Vida Religiosa Consagrada

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

A CRB Nacional divulga esta carta com o seguinte pedido:

Brasília, 11 de novembro de 2020

“A Missão é resposta livre e consciente à chamada de Deus.”

(Papa Francisco – Dia Mundial das Missões – 2020)

“Fazei tudo o que Jesus disser”. (Jo 2,5)

Queridas/os Gerais, Provinciais e Delegadas/os

dos Institutos de Vida Consagrada do Brasil

A mensagem do Papa para o Dia Mundial das Missões de 2020, ano tão desafiante para todas/os, interpela-nos a estarmos prontas/os a acolher a presença do Espírito Santo na nossa vida e estarmos dispostas/os a assumir, mais e mais, nossos compromissos, como Vida Religiosa Consagrada! 

Somos chamadas/os a estar onde a vida é mais ameaçada, em qualquer lugar, a fim de testemunhar a nossa fé em Deus Pai misericordioso, proclamar o Evangelho da salvação de Jesus Cristo e partilhar a vida divina do Espírito Santo, edificando a Igreja e construindo o Reino.

No grande Congresso da Vida Consagrada, no ano de 2015, as/os nossas/os Coordenadoras/es Gerais, Provinciais e Delegadas/os  aprovaram, por unanimidade, a Missão Ad Gentes na Região mais pobre de Moçambique, o Estado de Cabo Delgado, Diocese de Pemba, com o compromisso de apoiar na oração e na partilha de recursos humanos e financeiros.  E mais, assumimos, desde 2010, a Missão no sofrido Haiti e, como União de Superioras/es de Congregações no Brasil, temos outras iniciativas.

Encorajadas/os por estes contínuos apelos do nosso querido Papa Francisco, diante dos fatos que nos interpelam e diante dos gritos de milhares de irmãos e irmãs das nossas Missões (Comunidade Inter Nazaré – Porto Príncipe – Haiti; Comunidade Inter Salawe – Aldeia Silva Macua – Diocese de Pemba – Moçambique – África; Comunidade Inter – Islândia, Perú – na Amazônia – Tríplice Fronteira Brasil, Colômbia e Peru), chegamos até vocês.

TEMOS URGÊNCIAS! Todos os dias clamam por uma presença amiga e acolhedora da Vida Religiosa Consagrada. Nosso Setor Missão acompanha, com muito carinho, todas as experiências intercongregacionais.

Mais uma vez estamos batendo à sua porta, na certeza da sua generosidade. À luz da parábola do amigo importuno (Lc 11,5-13), que pede pão e peixe, insiste e confia na generosidade do amigo, cremos que poderão surgir vocações missionárias dispostas a partir sem olhar para trás.

Por favor, não deixem este apelo cair no esquecimento. 

  • MISSIONÁRIAS-ACORDEM! Aguardamos seu contato: missao@crbnacional.org.br;
  • SUA PARTILHA – Conta Bancária – Caixa Econômica Federal – Agência 630 – Operação 013 – Conta nº 00055358-9 – Em nome de Maria de Fátima Kapp – CPF 930.772.389-34. No momento, específica para o Haiti;
  • SUA ORAÇÃO – Todos os dias, rezem pelas necessidades das/os Missionárias/os.

A CRB nacional aguarda com o coração inquieto pela resposta positiva dos Institutos de VC e Sociedades de Vida Apostólica.

Na XXV Assembleia Geral Eletiva (11 a 14/07/19), muitas/os assinaram a proposta da Rede Missionária Intercongregacional. Todas/os, de coração aberto, podem participar. Estamos fazendo um convite para uma Reunião Virtual, no dia 02 de dezembro, às 15 horas.  Deem o seu retorno pelo e-mail secretaria@crbnacional.org.br,  com Ir. Vânia, para que possamos enviar o link.

Como Maria, a Mãe de Jesus, estamos prontas/os a permanecer sem reservas ao serviço da Vontade de Deus (cf. Lc 1, 38)!  Esta disponibilidade interior é muito importante para respondermos a Deus: “Eis-me aqui, Senhor, envia-me”. (cf. Is 6, 8).

Com afetuoso abraço, despeço-me, desejando fecundo Advento.

IR. MARIA INÊS V. RIBEIRO, MAD

Presidente da CRB Nacional

Publicações recentes