Aparecida: hoje eleição da nova presidência da CNBB

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Presentes na Assembleia Geral muitos bispos eméritos; entre eles está Dom Ceslau Stanula, bispo emérito de Itabuna, com quem conversarmos.

Silvonei José – Aparecida

Segunda e última semana dos trabalhos da 57ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Aparecida. Neste fim de semana tivemos o Retiro Espiritual que se concluiu neste domingo com a Santa Missa no Santuário Nacional presidida pelo pregrador do Retiro, o arcebispo Dom José Tolentino Mendonça  arquivista e bibliotecário “da Santa Igreja Romana”.

Nesta segunda-feira os mais de 300 bispos com direito a voto irão eleger a nova presidência da entidade para o próximo quadriênio, sendo: presidente da CNBB, vice-presidente, secretário-geral. E também os doze presidentes das Comissões Episcopais Pastorais e delegado e suplente junto ao Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam).

Comunicações

12 comunicações, sobre diversos temas, integram a pauta desta assembleia: Laudato Si, Mês Missionário Extraordinário, Programa Missionário Nacional, Bispos Eméritos, Sínodo sobre os jovens, Sínodo Especial para a Pan Amazônia, Congresso Eucarístico Nacional, Comunhão e Partilha, Comissão para a Causa dos Santos, entre outros. Esta edição prevê, inicialmente, duas mensagens e carta final sendo uma ao papa Francisco e outra ao prefeito da Congregação para os Bispos.

Bispos eméritos

Presença também de muitos bispos eméritos de todo o Brasil. Na semana passada tivemos uma Santa Missa dedicada a eles no Santuário Nacional. O celebrante foi o Bispo Emérito de Mogi das Cruzes (SP), Dom Paulo Mascarenhas Roxo.

Durante a homilia, Dom Roxo ensinou pontos marcantes da vida de emérito. Como em todas as fases da vida, existem os fatos bons e fatos ruins de cada momento, que ele chama de “doçuras e ardores”.

Doçuras ensina o bispo:

– Bispos Eméritos têm a possibilidade de dinamizar a dimensão mística e contemplativa da vocação episcopal estreitando ainda mais a vocação e laços com o Senhor;

– Têm mais tempo para a intimidade com Deus;

– Melhor frequência e profundidade na oração;

– Experiência mais aberta e forte com o Senhor;

– Diálogo tranquilo e sereno com a vida e a religião;

– Encontros silenciosos e confidenciais com o Pai.

Ardores

– Tristeza;

– Limitações da idade;

– Dependência;

– Se sentir esquecido.

Entre os bispos eméritos presentes nesta Assembleia está Dom Ceslau Stanula, bispo emérito de Itabuna, com quem conversarmos.

Fonte: Vatican News

Publicações recentes