Ano da Vida Consagrada: Capuchinhos celebram 120 anos de chegada no Sul

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Caxias do Sul (RV) – Os capuchinhos estão celebrando 120 anos de presença no Rio Grande do Sul. A data oficial de chegada dos frades é 18 de janeiro de 1896.

Este domingo (17/01), marcou a abertura dos eventos para comemorar a data. Em todas as paróquias que possuem párocos e vigários capuchinhos, serão realizadas ao longo do ano celebrações que retomam a história e a importância da presença da Ordem no desenvolvimento das respectivas regiões. O objetivo é resgatar a história; celebrar os 120 anos nas festas paroquiais e em eventos dos próprios frades; promover a animação vocacional; incentivar a criatividade e a partilha. O lema 120 anos: gratidão, paixão e esperança! convida os frades a olhar o passado da província com gratidão; viver o presente da província com paixão; abraçar o futuro da província com esperança.

Passados 120 anos de presença no RS, a ação dos capuchinhos, hoje, abrange missões populares, ações sociais (com mais de 20 projetos), pastoral paroquial e hospitalar, animação vocacional e escolas formativas, escola superior de teologia, museu, meios de comunicação (jornais, rádios em redes, sites e plataformas mobile), gráficas, centro de eventos e pousadas voltadas ao turismo e saúde sempre com a marca da alegria franciscana, da simplicidade e disponibilidade para atender as carências da sociedade, testemunhando o carisma do fundador Francisco de Assis.

O entusiasmo missionário já levou os capuchinhos gaúchos a atuar em Portugal, em vários países da África, na Nicarágua, na República Dominicana, França, Haiti, Brasil Central (Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Goiás), interior de São Paulo, Mato Grosso e Rondônia.

A Missão no RS foi elevada à categoria de Província em 1942. Assim, a Província dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul é considerada a primeira província do hemisfério Sul e da América Latina e, hoje, está entre as cinco maiores do mundo. Atualmente, com 246 membros, sendo 180 freis no Rio Grande do Sul e de Santa Catarina; 45 na Custódia Provincial Brasil Oeste – Mato Grosso e Rondônia e 21 na Delegação Provincial do Haiti.

A Ordem dos Frades Menores Capuchinhos iniciou na Itália em 1528 e, hoje, está presente em 108 países. No Brasil, está organizada em 10 províncias e duas custódias, totalizando 1.100 frades. Na América Latina e Caribe conta com 30 províncias, cinco custódias e duas delegações.

Sobre a chegada dos primeiros frades, ouça o ministro provincial dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul, Frei Cleonir Dalbosco:

(Com informações da Rede Sul de Rádio)

Publicações recentes