Abertas as inscrições do curso de extensão para animadores vocacionais

Por Assessoria de Comunicação Marista| A Escola Vocacional da Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN), em parceria com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB Nacional) e Universidade Católica de Brasília (UCB), abre as inscrições para o Curso de Extensão para Animadores Vocacionais, que será realizado de 20 a 24 de janeiro de 2014, em Belo Horizonte (MG). Os interessados em participar podem entrar em contato pelo telefone (61) 2102.2152, ou por meio do e-mail escolavocacional@marista.edu.br.

O curso é voltado para religiosas e religiosos que atuam com pastoral vocacional no Brasil, tais como os responsáveis provinciais de congregações, jovens religiosas e religiosos, leigas e leigos. A proposta do curso é oferecer reflexão teórica e vivencial para os animadores vocacionais, em todos os estágios, de modo a contribuir para o despertar e o cultivo da cultura vocacional na vida religiosa consagrada. Os participantes receberão, com frequência mínima de 75%, a certificação como Curso de Extensão da Universidade Católica de Brasília.

O conteúdo programático intercala formação teórica e oficinas. A organização metodológica prevê conteúdos distribuídos em três etapas anuais (2014, 2015 e 2016), cada uma delas com 40 horas, realizadas durante uma semana, sempre no mês de janeiro. A programação do curso articula três eixos: teológico-antropológico, psicológico-espiritual e vivencial. “Vale lembrar que cada eixo é independente do outro, fica livre para a pessoa participar de um ou dos três. Participando somente de um, o participante também recebe o certificado”, explicou o Ir. Márcio Henrique Ferreira da Costa, coordenador de Animação Vocacional da Província.

Na edição de 2014, o curso será ministrado pelos assessores: Prof. José Lisboa (Doutor em Teologia pela PUG ROMA e Coordenador do Centro de Estudos de Antropologia Religiosa da UCB), Prof. Flávio Luís R. Sousa (Doutor em Teologia pela FAJE, analista de pastoral da PMBCN e Especialista em Cristologia e Antropologia Teológica), Prof. Carlos Eduardo Cardoso (Mestre em Ciências Sociais pela UERJ, Coordenador Pedagógico do Colégio Stella Maris/Rio de Janeiro e Especialista em Juventudes Contemporâneas), Profª. Esp. Hildete Souza (Especialista em Juventudes Contemporânea e analista de pastoral da PMBCN), e Profª. Patrícia Ferreira (Mestre em Psicologia, Psicóloga Clínica, Membro da Sociedade Mineira de Psicanálise Winnicotiana e Especialista em Desenvolvimento Humano em perspectiva Winnicotiana).

O projeto da Escola Vocacional está no quarto ano seguido. De 2010 até janeiro de 2013, o projeto era direcionado apenas para o público interno, com formação para os animadores vocacionais da Província. Com o crescimento da iniciativa no ano passado, o projeto foi ampliado para todos os animadores vocacionais da vida religiosa, curso que a partir de agora conta com o reconhecimento acadêmico da UCB.

Posts relacionados

É Advento!

É Advento! Tempo de caminhar na esperança! Tempo de esperançar! Tempo de estar vigilantes e atentos aos sinais dos tempos! Atentos aos sinais de que

Leia mais »