A INTERNET É UM AMBIENTE, PARTE INTEGRANTE DA NOSSA PRÓPRIA VIDA, DISSE PADRE SPADARO

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Rosinha Martins| O sacerdote Jesuíta, italiano, padre Antônio Spadaro veio ao Brasil para falar aos jovens reunidos em Brasilia, de 18 a 20 de maio, no Seminário de preparação para a Jornada Mundial da Juventude 2013.

De maneira simpática e agradável, padre Spadaro disse da sua admiração pela facilidade que o povo brasileiro tem de acolher, de se comunicar. “A acolhida é um fator genético em vocês brasileiros. Me sinto admirado com a vossa capacidade acolher, de partilhar a vida, de comunicarem entre si.  É algo muito bonito”, afirmou.

Para o sacerdote, a internet, as redes sociais fazem parte da nossa vida. Mais que um instrumento ela é um ambiente onde vivemos e não podemos abrir mão dela mas saber usá-la.

“Não estou aqui para responder perguntas ou resolver problemas, mas estou aqui para criar problemas. Internet faz parte da nossa vida cotidiana. Há algum tempo a rede parecida alguma coisa fria, técnica.  Hoje, ao invés é um lugar para estar em  contato com amigos que estão longe, para comprar um livro, ler uma notícia, agendar viagens e tudo isso sem necessidade de ter tempo, mas simplesmente dentro do celular. Portanto a internet não é mais um instrumento, mas é um ambiente, um espaço de experiência que cada vez mais está se tornando parte integrante da nossa vida cotidiana, podemos dizer, um novo contexto existencial. Portanto não é um lugar específico onde eu entro na rede e depois saio da rede, ou um lugar onde estou online e depois off line. A nossa vida entra em rede e a rede entra em nossa vida. A rede se torna assim, a bola da vez. Ela entra e incide na nossa vida, na nossa capacidade de pensar. Ela influencia na percepção de nós mesmos, do mundo que nos circunda e ainda daquilo que ainda não conhecemos”, relatou.

O sacerdote falou ainda sobre os grandes desafios que a Igreja enfrenta no processo de evangelização, dos cuidados e da importância de comunicar o evangelho através destes meios.

Ordenado em 1996, Spadaro tem 45 anos, é jesuíta e dirige a prestigiosa revista Civiltà Cattolica, fundada há mais de 160 anos. É formado em filosofia pela Universidade de Messina e realizou seu doutorado em teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana. Já publicou 15 livros, entre eles, Cyberteologia. É um estudioso das novas tecnologias e da forma como as novas formas de comunicação estão mudando os comportamentos e a vivência da fé. Foi nomeado pelo Papa Bento XVI consultor de dois conselhos pontifícios: de Cultura e de Comunicações Sociais.

 

{youtube}3BTyHd1LRa4{/youtube}

Publicações recentes