A INTERNET É UM AMBIENTE, PARTE INTEGRANTE DA NOSSA PRÓPRIA VIDA, DISSE PADRE SPADARO

Por Rosinha Martins| O sacerdote Jesuíta, italiano, padre Antônio Spadaro veio ao Brasil para falar aos jovens reunidos em Brasilia, de 18 a 20 de maio, no Seminário de preparação para a Jornada Mundial da Juventude 2013.

De maneira simpática e agradável, padre Spadaro disse da sua admiração pela facilidade que o povo brasileiro tem de acolher, de se comunicar. “A acolhida é um fator genético em vocês brasileiros. Me sinto admirado com a vossa capacidade acolher, de partilhar a vida, de comunicarem entre si.  É algo muito bonito”, afirmou.

Para o sacerdote, a internet, as redes sociais fazem parte da nossa vida. Mais que um instrumento ela é um ambiente onde vivemos e não podemos abrir mão dela mas saber usá-la.

“Não estou aqui para responder perguntas ou resolver problemas, mas estou aqui para criar problemas. Internet faz parte da nossa vida cotidiana. Há algum tempo a rede parecida alguma coisa fria, técnica.  Hoje, ao invés é um lugar para estar em  contato com amigos que estão longe, para comprar um livro, ler uma notícia, agendar viagens e tudo isso sem necessidade de ter tempo, mas simplesmente dentro do celular. Portanto a internet não é mais um instrumento, mas é um ambiente, um espaço de experiência que cada vez mais está se tornando parte integrante da nossa vida cotidiana, podemos dizer, um novo contexto existencial. Portanto não é um lugar específico onde eu entro na rede e depois saio da rede, ou um lugar onde estou online e depois off line. A nossa vida entra em rede e a rede entra em nossa vida. A rede se torna assim, a bola da vez. Ela entra e incide na nossa vida, na nossa capacidade de pensar. Ela influencia na percepção de nós mesmos, do mundo que nos circunda e ainda daquilo que ainda não conhecemos”, relatou.

O sacerdote falou ainda sobre os grandes desafios que a Igreja enfrenta no processo de evangelização, dos cuidados e da importância de comunicar o evangelho através destes meios.

Ordenado em 1996, Spadaro tem 45 anos, é jesuíta e dirige a prestigiosa revista Civiltà Cattolica, fundada há mais de 160 anos. É formado em filosofia pela Universidade de Messina e realizou seu doutorado em teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana. Já publicou 15 livros, entre eles, Cyberteologia. É um estudioso das novas tecnologias e da forma como as novas formas de comunicação estão mudando os comportamentos e a vivência da fé. Foi nomeado pelo Papa Bento XVI consultor de dois conselhos pontifícios: de Cultura e de Comunicações Sociais.

 

{youtube}3BTyHd1LRa4{/youtube}

Posts relacionados

Escola Vocacional 2023

Aconteceu de 23 a 28 de janeiro de 2023 a Escola Vocacional em Brasília promovida pelo Instituto dos Irmãos Maristas em parceria com CRB Nacional

Leia mais »