A CRB se solidariza com todos os que estão vivendo a Páscoa de Dom Moacyr Grechi, OSM

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

A CRB Nacional se solidariza  com a Igreja de Rondônia,  com a família de Dom Moacyr Grechi, também com sua família religiosa da Ordem dos Servos de Maria (OSM), por ocasião de sua Páscoa ocorrida em 17 de junho de 2019, em Porto Velho (RO).

Dom Moacyr Grechi, OSM era natural deTurvo (SC), nasceu aos 19 de janeiro de 1936. 

Em 1949, ingressou no Seminário da Ordem dos Servos de Maria, em sua cidade natal. Em 29 de julho de 1961, foi ordenado sacerdote.

Em 17 de julho de 1972, foi escolhido para ser bispo da diocese de Rio Branco (AC), pelo Papa Paulo VI.
Seu lema era: “O último de todos e o servo de todos”. (Mc 9,35).

Em 29 de julho de 1998, foi nomeado arcebispo de Porto Velho, tendo tomado posse em 8 de novembro de 1998.

Aposentou-se aos 75 anos e foi substituído em 3 de março de 2012 por Dom Esmeraldo Barreto de Farias.

Foi um dos criadores do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e da Comissão Pastoral da Terra, entidade que presidiu por oito anos.

Destacou-se pela defesa dos indígenas, dos seringueiros e dos trabalhadores rurais. Lutou pela punição dos assassinos de Chico Mendes, que conheceu pela atuação nas Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s).

Fez denúncias de torturas e mortes contra Hildebrando Pascoal.

Como arcebispo de Porto Velho, contribuiu para a criação da Faculdade Católica de Rondônia, da Comissão Justiça e Paz de Rondônia e para o fortalecimento dos Centros Sociais da Arquidiocese.

Foi membro delegado pela CNBB da Quinta Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e Caribenho (Conferência de Aparecida), que aconteceu em maio de 2007, onde teve contato com Jorge Mario Bergoglio, então arcebispo de Buenos Aires, que futuramente seria o Papa Francisco.

A CRB, representando todos os religiosos e religiosas do Brasil, expressa sentimentos de gratidão e profunda fé na ressurreição  deste irmão e religioso, que Deus chamou para junto de si: Dom Moacyr Grechi, OSM.

Publicações recentes