Vaticano, 20 de maio de 2020
Reverenda Ir. Maria Inês Vieira Ribeiro, mad
Presidente da CRB Nacional
Informado que a Conferência dos Religiosos do Brasil promove uma “Ciranda da Comunicação”, o Papa Francisco saúda a todos os participantes deste evento que se inspira na Mensagem do 54º Dia Mundial das Comunicações: “Para que possas contar e fixar na memória” (Ex 10,2). A vida se faz história”, com votos de que se revele uma ocasião propícia para lembrar que para ser um bom narrador de histórias – histórias boas que edifiquem, que ajudem a reencontrar as raízes e a força para seguir adiante – é preciso saber valorizar a própria história pessoal.
Neste sentido, em momentos obscuros como os que enfrentamos agora é necessário cultivar a memória, especialmente “a memória da própria vocação” ou seja, voltar às fontes, recordar a admiração que se sentiu quando o Senhor olhou para nós, aprendendo a contar a própria vida diante d’Ele. E como lembrava num encontro com jovens consagrados, “quando se recordam as maravilhas que o Senhor fez na tua vida, vem vontade de festejar e se sorri até às orelhas! Um sorriso bom, porque o Senhor é fiel!” (19/09/2015).
E para confirmar tais propósitos o Papa Francisco concede aos membros da CRB e aos participantes da Ciranda da Comunicação a Bênção Apostólica, pedindo também que, por favor, não deixem de rezar por ele.
Edgar Peña Parra
Secretaria de Estado
Unindo-me aos votos asseguro-lhes minhas orações
Dom Giovanni d’Aniello
Núncio Apostólico