3º Seminário de Formação Inicial em chave Intercultural

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

As comunidades formativas da Vida Religiosa Consagrada se veem enriquecidas com uma diversidade de culturas, já que convivem nas casas de formação: diversidade de origens (culturas urbanas, camponesas, nativas…), de gerações, de tradições congregacionais, de países, etc.

Em 2011, começou um caminho de reflexão e busca conjunta com formadores e formadoras que acompanham comunidades com estas características, animado pelas 5 Conferências de Religiosos e Religiosas do Cone Sul da Conferência Latino-americana de Religiosos (CLAR). Naquele ano, realizou-se na Argentina o 1º Seminário para Formadores e Formadoras em chave de Interculturalidade, e em 2014 foi a vez do 2º Seminário, no Chile. Dado que é preciso estar em contínua busca, realiza-se agora o 3º Seminário, aqui no Brasil.

Como disse o papa Francisco, somos convidados e convidadas a “trabalhar pela ‘cultura do encontro’, de maneira simples ‘como fez Jesus’: não somente vendo, mas olhando; não somente ouvindo, mas escutando;não somente nos encontrando com as pessoas, mas interagindo com elas”.

O total de participantes para o 3º Seminário será de 100 pessoas, de 7 países: Brasil: 40; Argentina: 25; Chile: 10; Paraguai: 10; Uruguai: 5; Outras Conferências: 9; CLAR: 1.

Data: 11 de junho (15h) a sábado, 16 de junho (15h) de 2018.

Local: Casa de Hospedagem Seminário Santo Afonso.

Endereço: Rua Padre Claro Monteiro, 152, Aparecida (SP).

Assessores: Irmã Maria Menocal Lepe, csc. Secretária Geral da CONFER Peru; Irmã Marcela Soto, op, Teóloga da Bolivia; Frei Moacir Casagrande, ofm – Biblista do Brasil.

Equipe de Coordenação: ECOSUL e CRB.

 

Publicações recentes