2º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas divulga cartaz

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
  Por Jaime C. Patias 
02 / Mar / 2015 22:51

Por Jaime C. Patias| 02.03.2015| As Pontifícias Obras Missionárias (POM) promovem, este ano, o 2º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas. O evento acontece nos dias 9 a 12 de julho, na PUC Minas, em Belo Horizonte (MG), e deve reunir cerda de 300 pessoas entre seminaristas, reitores de seminários, formadores, bispos e convidados. As vagas serão distribuídas, em breve, por meio dos Conselhos Missionários Regionais (Comires). O objetivo é animar e aprimorar a formação missionária dos futuros presbíteros em vista de um autêntico espírito missionário.

A organização acaba de divulgar o cartaz oficial do Congresso.

Explicação do cartaz

Na imagem um jovem sobressai do globo entre os mapas dos continentes. Os traços ligam o corpo do jovem presbítero ao mundo indicando a realidade onde ele deve viver sua missão. Uma das linhas contorna a cabeça do jovem e desce ao longo do corpo em forma de cajado. Esta com outro traço vindo do mapa formam uma cruz sobre seu coração. O missionário presbítero como bom pastor, tem a missão na mente e no coração.

A veste branca na mão esquerda tem estilo de uma túnica para indicar que o jovem deve viver atento à vocação a qual foi chamado, mas ao mesmo tempo, deve vivê-la junto ao povo, por isso a manga direita é de uma camisa. Tudo está unido à missão de Deus Trindade retratado nas três linhas que contornam a parte esquerda do desenho.

O cartaz contém as cores missionárias dos continentes (vermelho, amarelo, verde, azul e branco) que somados ao globo e ao mapa simbolizam a missão universal, na qual as Igrejas locais estão convocadas a cooperar. Essa visão é reforçada pelo tema do Congresso: “O missionário presbítero para uma Igreja em saída”, e o lema: “Ide sem medo para servir”.

A ideia original do cartaz é do seminarista Silas de Oliveira da Comunidade de Ação Pastoral, em Pouso Alegre (MG) e a arte final de Wesley T. Gomes, designer das POM.

Leia também: Seguem os trabalhos preparatórios para o 2º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas

Publicações recentes