2º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas divulga cartaz

  Por Jaime C. Patias 
02 / Mar / 2015 22:51

Por Jaime C. Patias| 02.03.2015| As Pontifícias Obras Missionárias (POM) promovem, este ano, o 2º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas. O evento acontece nos dias 9 a 12 de julho, na PUC Minas, em Belo Horizonte (MG), e deve reunir cerda de 300 pessoas entre seminaristas, reitores de seminários, formadores, bispos e convidados. As vagas serão distribuídas, em breve, por meio dos Conselhos Missionários Regionais (Comires). O objetivo é animar e aprimorar a formação missionária dos futuros presbíteros em vista de um autêntico espírito missionário.

A organização acaba de divulgar o cartaz oficial do Congresso.

Explicação do cartaz

Na imagem um jovem sobressai do globo entre os mapas dos continentes. Os traços ligam o corpo do jovem presbítero ao mundo indicando a realidade onde ele deve viver sua missão. Uma das linhas contorna a cabeça do jovem e desce ao longo do corpo em forma de cajado. Esta com outro traço vindo do mapa formam uma cruz sobre seu coração. O missionário presbítero como bom pastor, tem a missão na mente e no coração.

A veste branca na mão esquerda tem estilo de uma túnica para indicar que o jovem deve viver atento à vocação a qual foi chamado, mas ao mesmo tempo, deve vivê-la junto ao povo, por isso a manga direita é de uma camisa. Tudo está unido à missão de Deus Trindade retratado nas três linhas que contornam a parte esquerda do desenho.

O cartaz contém as cores missionárias dos continentes (vermelho, amarelo, verde, azul e branco) que somados ao globo e ao mapa simbolizam a missão universal, na qual as Igrejas locais estão convocadas a cooperar. Essa visão é reforçada pelo tema do Congresso: “O missionário presbítero para uma Igreja em saída”, e o lema: “Ide sem medo para servir”.

A ideia original do cartaz é do seminarista Silas de Oliveira da Comunidade de Ação Pastoral, em Pouso Alegre (MG) e a arte final de Wesley T. Gomes, designer das POM.

Leia também: Seguem os trabalhos preparatórios para o 2º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas

Posts relacionados

É Advento!

É Advento! Tempo de caminhar na esperança! Tempo de esperançar! Tempo de estar vigilantes e atentos aos sinais dos tempos! Atentos aos sinais de que

Leia mais »