Escola Vocacional supera expectativas

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

A Escola Vocacional Marista 2018 contou com a participação de 75 pessoas, provenientes das três Províncias Maristas, de 50 congregações, três dioceses, e representantes da Argentina, Paraguai e Peru. Irmãos, religiosos, leigos e leigas, e padres – responsáveis pela Animação Vocacional, de suas instituições – receberam formação vivencial e teórica sobre o processo vocacional, durante os cinco dias do evento, que ocorreu em Belo Horizonte (MG), entre os dias 15 e 20 de janeiro.

Foram muitas as atividades desenvolvidas durante o período da Escola. Palestras, debates, fóruns e treinamentos, sobre temas como: contextualização da Animação Vocacional; acompanhamento e perfil do animador vocacional; corporeidade e cuidado com o chamado de Deus; e realidade juvenis, novos contextos e desafios para o acompanhamento vocacional. Além destas ações, a Escola Vocacional ainda trouxe dinâmicas de grupo, momentos de partilha de experiências, celebrações eucarísticas e momentos de oração.

De acordo com o Ir. Márcio Henrique Costa, coordenador da Animação Vocacional, do Setor de Vida Consagrada e Laicato, a Escola é momento significativo de formação para as pessoas que atuam com os processos vocacionais. “É tempo de refletir sobre temas que são fundamentais para o desenvolvimento da Animação Vocacional, como, por exemplo, o plano de ação, itinerário, cultura vocacional, dentre outros. Nesta edição, destaco que tivemos assuntos que ampliaram o sentido do nosso trabalho, com o cuidado de pensar o animador vocacional, pois é importante zelar de quem acompanha, ajudando este profissional a ressignificar sua própria vocação”, declarou Ir. Márcio.

Segundo Ir. Luciana Ventura, rmnsd, foi significante fazer parte do momento: “Participar da Escola Vocacional foi maravilhoso! Sentir e perceber como cada pessoa é significativa para Deus, a quem Ele confia uma missão. E o primeiro passo é escutar a voz de Deus que nos fala a todo tempo, escutar com atenção e com o coração, ou seja, estar inteiro para aqueles que estão à nossa frente. Quando estamos sem foco podemos nos perder nas distrações do dia a dia. É preciso foco, pausa e atitudes para conseguirmos nos manter firmes na missão e no compromisso com os outros”, celebrou.

Publicações recentes