15 de agosto: Dia do Marista!

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Dia  do Marista 2020

 

Nós Maristas de Champagnat, acreditamos que Deus convida todos a participarem da vida trinitária, como discípulos e discípulas de Jesus. Cada um, de sua maneira, é capaz de contribuir e é importante para a construção do Reino de Deus. E, em especial, com a nossa obra educativa e evangelizadora.

Há muitas formas de se colocar a serviço desse propósito. A esses diversos caminhos de seguimento de Cristo, damos o nome de vocações. Ao acolher o chamado que Deus faz, cada pessoa tem a oportunidade de dedicar seus dons a um bem maior e de se realizar plenamente, seguindo sua própria vocação.

“Cada Irmão, Sacerdote e Leigo é chamado a viver uma vocação e realizar-se plenamente nela e como pessoa” (Diretrizes da Animação Vocacional, Umbrasil, p. 5).


Vocação, sinal de Deus
É do nosso sim ao chamado divino para anunciar a Boa Nova que a vocação nasce. É no encontro e na intimidade com Jesus que a vocação cresce e se fortalece. É na oração e na reflexão proporcionada pelos textos sagrados que ela amadurece e se fundamenta. E é no amor que ela é colocada em prática e ganha o poder de transformar vidas e comunidades.

Toda pessoa que vive sua vocação, que a compreende como sinal de Deus e escolhe ser protagonista na concretização da missão, torna-se um farol de esperança para o mundo. Sua experiência de fé é motivo de alegria e entusiasmo, elementos essenciais para o anúncio e a proclamação da mensagem de Cristo.

“Não se tem uma vocação; a pessoa é vocação. Ao entrar no terreno do ser, a vocação engloba a totalidade da pessoa. Assim podemos entender que a busca da própria vocação coincide com a busca da felicidade, somente conhecida a partir da experiência do amor: experiência de amar e sentir-se amado por Deus e pelos demais” (Irmão Ernesto Sanchez, Superior Geral do Instituto Marista).

Em torno da mesma mesa
Desde os primórdios do Instituto Marista, o Pe. Champagnat já sabia que a realização de seu sonho de melhorar o mundo por meio da educação só seria possível por meio da união dos talentos das diferentes vocações. O XXII Capítulo Geral reforça essa premissa de que devemos caminhar juntos, como uma família global. Por isso, a Missão Marista é compartilhada por Irmãos, Leigos, Leigas, colaboradores, jovens e voluntários Maristas.

Na comunhão e na corresponsabilidade do carisma Marista, Irmãos, Leigos e Leigas caminham lado a lado, reconhecendo a complementaridade de suas atuações. E é essa união de experiências e esforços que traz à luz o rosto mariano da Igreja, o jeito Marista de ser.

Quando dizemos que estamos em torno da mesma mesa, remetemos ao significado da mesa da Eucaristia e também à mesa de La Valla, símbolo da história e da espiritualidade Marista que representa como compartilhamos o trabalho, a oração e a fraternidade. E como nos reunimos para celebrar a vida e as conquistas e para superar os desafios.

“Cristo nos reúne como Povo de Deus, iguais em dignidade e diferentes em nossos serviços e estados de vida. Todos, e cada um, trabalhamos na única e comum vinha do Senhor com carismas e com ministérios diferentes e complementares. Somos um povo de irmãos porque somos filhos do mesmo Pai” (Em torno da mesma mesa – A vocação dos Leigos Maristas, p. 25)

“Precisamos de Irmãos”
Primeiros Votos Religiosos do Ir. Rafael Fernandes
Profissão dos Primeiros Votos Religiosos

Consciente das carências da juventude e ciente dos numerosos pedidos vindos de muitos lugares diferentes, em seu tempo, Champagnat já afirmava: “Precisamos de irmãos”. Nos dias atuais, a necessidade de mais operários para a messe continua presente.

Os Irmãos Maristas são religiosos consagrados a Deus, que seguem Jesus do jeito de Maria, que vivem em comunidade e se dedicam especialmente à educação das crianças e dos jovens, principalmente dos mais carentes. Atualmente, cerca de 2.800 Irmãos do Instituto Marista estão desempenhando suas ações, em 80 países dos cinco continentes. Partilham sua tarefa de maneira direta com mais de 72.000 leigos e atendem aproximadamente 654.000 crianças e jovens.

Na Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS), contamos com a presença de 83 Irmãos Maristas, que são presença significativa na vida de crianças, adolescentes e jovens nas Frentes de Missão, centros administrativos, casas de formação, entre outras áreas. Eles são fundamentais para inspirar a vivência da espiritualidade Marial e Apostólica.

Leigos Maristas
Acompanhando o movimento do Instituto Marista, a PMBCS tem contribuído para o desenvolvimento do Laicato Marista, que compreende cristãos e cristãs que atenderam ao chamado de Deus para viver o nosso carisma e a ele respondem a partir de seu estado de vida laical.

Hoje, mais de 500 Leigos e Leigas Maristas estão vinculados ao Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM), ao Laicato Jovem e outros grupos, vivenciando e partilhando o carisma Marista em diversas esferas.

Outra porta de entrada do Laicato é o programa Voluntariado Marista, que contribui na missão com trabalhos humanitários e sociais. Nossa Província tem mais de 15 voluntários espalhados pelo mundo, exercendo esse papel.

Sobre a Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS)

 

A Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS) é uma unidade administrativa do Instituto Marista que foi idealizada em 1817 por Marcelino Champagnat, na França. Presente no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e na cidade de Goiânia. A instituição atua em prol da missão Marista, que é ser farol que orienta e promove a vivência dos valores do Evangelho, do jeito de Maria, contribuindo para a formação de cidadãos éticos e solidários para a transformação da sociedade, com foco nos direitos de crianças e jovens. Saiba mais no site: marista.org.br.

Parabéns, queridos Maristas!

Publicações recentes