13º Intereclesial : assessores avaliam caminhada das CEBs na Igreja

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Jaime C. Patias| 11.01.14| O 13º Intereclesial das CEBs que acontece desde o dia 7, em Juazeiro do Norte (CE), reúne pessoas de todas as idades, algumas com longos anos de caminhada, outras apenas começando. São mais de 5 mil participantes, entre delegados, convidados e colaboradores. Todos querem contribuir nas reflexões, preocupados com o futuro das CEBs dentro da Igreja.

Irmã Tea Frigerio, assessora das CEBs e membro da equipe de reflexão do Centro de Estudos Bíblicos (CEBI), destaca a importância da realização do Intereclesial na terra do padre Cícero. “Aqui se encontram duas realidades fortemente significativas para a Igreja do Brasil: a religiosidade popular que sustenta a vida do povo nos seus sofrimentos e as CEBs, mandacarú que resiste como modo de ser Igreja”, destaca a religiosa. “Esses dois braços do povo brasileiro expressam duas maneira de viver a fé: a Romaria de padre Cícero dá voz à fé do povo pobre e excluído e as CEBs que fazem memória de um jeito diferente de ser Igreja. Estes dois braços se encontraram para se fortalecer e se enriquecer reciprocamente”, afirma.

Uma das referências na reflexão teológica da América Latina, Frei Betto, lembra que “as CEBs, quando estavam muito vivas e apoiadas pela hierarquia da Igreja, nos anos 70 e 80, provocaram o crescimento de fiéis católicos. Depois que houve a vaticanização da Igreja na América Latina, com João Paulo II, as CEBs se fragilizaram, a Igreja começou a se encher de movimentos e os fiéis começaram a migrar para as igrejas evangélicas”, argumenta. “Está provado historicamente que quanto mais CEBs, mais fiéis e quanto menos CEBs, menos fiéis”, complementa.

Sobre a dimensão ecumênica das CEBs, frei Betto observa que hoje, aparentemente, essa dimensão aparece menos. Contudo, o teólogo ressalta que nas CEBs que ele conhece tem gente do candonblé e até gente que não tem fé, mas gosta de frequentar a comunidade. “As CEBs são muito mais interreligiosas do que ecumênicas. Agora, é verdade que há uma dificuldade com os evangélicos que não se ligam às CEBs, a não ser os das igrejas históricas. Tem muitos fiéis das igrejas protestantes históricas que estão muito próximos das CEBs, nos centros de estudos bíblicos, no Movimento Fé e Política e no próprio Intereclesial”, ressalta frei Betto.

Sobre a realização do Intereclesial na terra do padre Cícero, frei Betto diz que a sua figura significa “sinal de uma Igreja de profunda espiritualidade popular. A Igreja está num processo de resgate do padre Cícero. Isso é muito importante em um encontro que reúne o maior número de participantes da história dos Intereclesiais”, conclui.

O assessor das pastorais sociais do Regional Noroeste da CNBB, padre Luiz Ceppi, avalia que após a 12ª edição do Intereclesial realizada em Porto Velho em 2009, as CEBs conseguiram uma plena comunhão com a Igreja. Até um documento oficial da Igreja sobre as CEBs saiu. Este é um dos resultados.

Para ele que foi coordenador do 12º Intereclesial, o desafio hoje é a convivência entre a experiência das CEBs e as novas comunidades que surgem. “Não se trata de ver quem é melhor, mas qual é o sentido. Para nós, CEBs é uma célula viva da Igreja através da escuta da Palavra, da comunhão com os bispos, da comunhão com a Igreja e sobretudo, dessa ligação profunda entre fé e vida. As Novas Comunidades são experiências de carismas, mas não de uma nova Igreja. Por isso essa confusão. Todo mundo se acha comunidade e se esquece da capacidade de unir fé e vida”, explica.

A CNBB propôs um estudo sobre “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”, mas segundo padre Cheppi, “no começo também trataram tudo como comunidade, inclusive os carismas. Carisma é um jeito de viver na comunidade, mas não é a comunidade”, opina. “O papa Francisco não se apaga às estruturas, mas à mensagem do Evangelho e por isso ele está desarrumando todas as estruturas”. Padre Cheppi recorda que recentemente, por ocasião dos 25 anos da morte de Chico Mendes houve um encontro com o papa e percebe-se que ele não foge do problema. “Há dois anos perdemos o cardeal Martini. Ele disse que nós, às vezes, fazemos análises perfeitas da realidade social e eclesial, mas depois temos medo de mudar e continuamos como antes. A partir disso, as CEBs têm que resgatar sua identidade, sobretudo na realidade urbana onde vive a maioria da população hoje”, considera.

Irmã Anette Dumoulin, religiosa belga que se dedica a acolher os romeiros em Juazeiro do Norte, defende uma nova formação dos seminaristas e padres. Segundo ela, “se o padre não aceita partilhar como pastor no meio do seu povo, as CEBs vão continuar sofrendo muito. Nós precisamos transformar a formação dos seminaristas para ter novos tipos de padres, que saibam lavar os pés de suas ovelhas como Jesus fez. Se os seminários continuam a formar padres que são chefes, donos, nós não vamos conseguir que as CEBs vivam a realidade do novo céu e de uma nova terra”, argumenta. “O padre tem que escutar mais o povo. O Espírito Santo fala pelos pobres. Jesus falou isso: ‘Eu te agradeço Pai, por que revelastes essas coisas aos pequenos e escondestes aos ricos e poderosos’. Então nós religiosas, padres, bispos, papa temos que nos converter sempre para ouvir o que Espírito Santo fala aos pequenos e pobres”, afirma Irmã Anette.

A cidade de Londrina (PR) foi escolhida como sede do 14º Intereclesial das CEBs a se realizar em 2017.

Publicações recentes