12º Seminário da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Bispos referenciais da Comissão do Laicato

Acontece de 24 a 26 de setembro, no CCM, em Brasília (DF), o 12º Seminário com os bispos referenciais para as CEBs e para o laicato, promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB.

Participam do evento 57 pessoas, das quais 13 são os bispos que compõem a Comissão, coordenados por Dom Giovane Pereira de Melo e os bispos referenciais para o Laicato nos vários regionais, além de representantes do Conselho Nacional do Laicato, das CEBs, das Novas comunidades, das associações laicais ligadas às congregações, dos movimentos, dos profissionais liberais e do Centro de formação de fé e política dom Helder Câmara.
Ir. Clotilde Prates, ap, representa a CRB.

A pauta do primeiro dia foi marcada pela: análise de conjuntura sócio-política feita pelo Dr. Melillo Dinis do Nascimento que, ao falar dos desafios da conjuntura atual, frisou que “o Brasil é um país complexo em um mundo também complexo fruto de uma mudança de época, ou época de metamorfose. Não temos condição de dizer o que virá pela frente. Vivemos em um mundo desigual fruto das contradições,- de um lado, os salvadores da pátria e do outro, os que são esquecidos”.

A conjuntura eclesial foi feita pelo Pe. Ernane Pinheiro que encerrou sua colocação dizendo: “Não se trata de conseguir fazer crescer os membros da Igreja, sobretudo através de uma pastoral sacramentalista, mas de ir ao encontro de uma sociedade mergulhada na insegurança, no sofrimento, no medo de um futuro com a natureza destruída e com a humanidade mais dividida; enfim, com uma sociedade desorientada e carente de referenciais sólidos significativos para uma aventura que é a vida humana”. Em seguida, Pe. Marcus Barbosa fez a apresentação das Novas diretrizes da CNBB.

O segundo dia do Seminário foi marcado pela elaboração de propostas para o planejamento do novo quadriênio da Comissão e pela partilha das diversas expressões presentes no evento.

Os representantes das associações laicas nascidas a partir dos carismas das congregações religiosas partilharam sua caminhada, nas regiões Sul, Norte e Nordeste. Realizam os encontros regionais, as regiões Sudeste e Centro Oeste necessitam ser rearticuladas; todos manifestaram a necessidade de um encontro Nacional e também de uma ação conjunta com as regionais da CRB, onde estes grupos não estão articulados.

Publicações recentes