Vítimas do Holocausto são recordadas em Dia da Memória em Paris

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
 
O 27 de janeiro de 1945 é lembrado no mundo pelo dia de libertação dos sobreviventes em Auschwitz-Birkenau, na Polônia. Em Paris, porém, a data de comemoração será antecipada para o dia 22, na sede da Unesco, com conferências acadêmicas e mostras de arte em homenagem às vítimas do Holocausto.
 
O Dia da Memória, muito comemorado na Europa para conservar a memória sobre a barbárie perpetrada pelos nazistas nos campos de concentração e extermínio, é em 27 de janeiro, dia em que as tropas soviéticas libertaram os sobreviventes em Auschwitz-Birkenau, no ano de 1945. A data oficial em memória às vítimas do Holocausto e contra o racismo e outras formas de intolerância foi estabelecida pela ONU em 2005.

O diretor-geral da Unesco, Audrey Azoulay, vai se reunir a mais de 200 sobreviventes de Auschwitz e do Holocausto junto a dezenas de chefes de Estado e de governo no memorial do campo de concentração, ao sul da Polônia. Neste ano, porém, o aniversário de 75 anos da libertação das vítimas será celebrado pela instituição em 22 de janeiro, na sede da Unesco, em Paris.

Comemoração do Dia da Memória em Paris

Na programação está prevista uma conferência acadêmica sobre como preservar o patrimônio através de uma memória coletiva, com o intuito de explorar os desafios relacionados à proteção e à conservação do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, patrimônio mundial da Unesco desde 1979. Além disso, serão apresentados os resultados recentes e percorridos novos caminhos para o estudo da história do local, destacando a importância da pesquisa e dos debates acadêmicos gratuitos. Um outro painel irá propor modos para apoiar o interesse das novas gerações e sensibilizar a opinião pública sobre a relevância em enfrentar as questões contemporâneas.

Mostras de arte em homenagem às vítimasAlém da cerimônia oficial de comemoração pelo Dia da Memória em Paris, a partir do dia 22 e até 30 de janeiro, duas mostras de arte vão homenagear a memória das vítimas do Holocausto. Essas atividades são de responsabilidade coletiva para enfrentar o trauma resíduo, além de promoverem a educação, a documentação e a pesquisa, sete decênios depois do genocídio.

Publicações recentes