Vida Religiosa Missionária em tempos de mudança

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Rosinha Martins| Este foi o tema do encontro realizado pelo Núcleo Migrantes das CRB regional de Porto Velho, assessorado pela presidente da CRB Nacional, Irmã Márian Ambrósio. O evento aconteceu no Centro Diocesano de Formação – CDF em Ji- Paraná- RO, em abril.

De acordo com a religiosa, Irmã Carolina França, a assessoria lembrou que a Vida Religiosa deve permanecer com os fixos em Jesus para não perder sua identidade de discípula-missionária.  Em seguida fez um breve comentário acerca do panorama estatístico atual da vida consagrada, com um olhar particular para o envelhecimento de seus membros.

Iluminada pelo Evangelho, a assessora introduziu o grupo “na caminhada de Jesus ao lado de alguns personagens bíblicos”, entre ele,  Zaqueu, o cobrador de impostos, que deixou tudo para seguir o mestre.

“No seu encontro pessoal com Jesus fez vários gestos a serem observados, os quais devem ser feitos também por nós a fim de que a vida religiosa  seja capaz de fazer a leitura dos sinais dos tempos, assim como, entender os apelos de Deus Hoje. Zaqueu subiu na árvore para ver Jesus desceu para conviver, o acolheu em sua casa para dialogar, ouviu a Palavra para converter-se e recebeu a salvação em sua casa (família). São gestos e palavras relevantes que induz a vida consagrada a  refazer e refazer sua caminhada em tempos de mudanças”, disse a assessora.

Irmã Márian destacou, ainda, que a vida religiosa nasceu e é essencialmente samaritana; vai além das obras, nossa missão é do Reino, além-fronteiras.  “A assessora respingou em nossa memória lembrando que a vida religiosa consagrada é compreendida por seu núcleo identitário no seguimento radical a Jesus numa comunidade de Iguais sendo sempre sua discípula-missionaria para ser HOJE sacramento de relações novas num mundo ferido, relatou Irmã Carolina.

“Depois de um rico aprofundamento a respeito da missão da VRC diante do chamado e da missão dada pelo próprio Deus terminamos o dia, com a santa missa presidida por dom Bruno Pedron, Bispo Diocesano, seguida de nossa agradável noite de diversão aproveitando para partilha de vida e de experiência missionária.

Por todo o bem, que realizamos ao longo desses dias de partilha e convivência, pela gratuidade generosa da Ir. Márian Ambrósio, agradecemos a Deus, concluiu.

Fonte: Fabiana Paula e Carolina França

Publicações recentes