Frei Rubens Nunes da Mota, OFMCap.

 Estamos em clima de Jornada Mundial da Juventude e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB Nacional) acompanha efetivamente este grande evento da Igreja para as Juventudes. A CRB tem percorrido um caminho que vem abrindo alguns horizontes que levam ao encantamento pelas Juventudes e apresentará ao longo da semana da JMJ textos que iluminem este caminho.

É justamente no caminho da valorização das Juventudes que a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) nos encontra no Brasil. Sabemos que muitos jovens não irão à JMJ no Rio de Janeiro: alguns por não quererem, outros por não poderem. Mais do que a supervalorização do evento em si, é importante percebermos o impacto deste momento histórico na vida das Juventudes. Quais as contribuições desse grande evento em nosso País? Qual é de fato a importância da JMJ para as Juventudes? Por que esse evento está gerando tanta mobilização? O que se esperar dele e que sementes ele pode plantar na sociedade brasileira, em particular nos jovens deste país? Será mesmo um divisor de águas?.

A história das Jornadas Mundiais da Juventude evocam reflexões sobre o movimento da Igreja para se aproximar dos jovens. O termo que tenho utilizado para refletir sobre o movimento de aproximação e encanto que as ‘Jornadas Mundiais de Juventude’ têm despertado é processo. É compreendendo o processo do evento que se pode diminuir o peso da crítica dos que são contrários à JMJ, bem como suavizar a empolgação dos que excedem nas expectativas sobre a mesma. É com base na experiência vivida, com suas virtudes e limites, que se torna possível edificar uma nova história, um sonho possível de valorizar a vida e vigor das Juventudes.

            No próximo texto refletiremos sobre a Vida Religiosa e a JMJ.



[1] Juventudes: o exercício da escuta e aproximação. MOTA, 2012 (CRB Nacional).

[2] Questões levantadas no artigo publicado no jornal ‘Correio Riograndense’ em novembro de 2012.

[3] Mota, Frei Rubens. Artigo: A história das Jornadas Mundiais da Juventude. Revista Convergência (Jul/ago/2012).

 

 

SDS Bloco H - nº 26 - Sala 507 - Edfício Venâncio II

CEP: 70393-000 - Brasília - DF - Brasil (061) 32265540 - Fax: (061) 3225 3409 crb@crbnacional.org.br

2018 - CRB Nacional.org.br

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?