Vida Religiosa, Juventudes e JMJ

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Frei Rubens Nunes da Mota, OFMCap.

 Estamos em clima de Jornada Mundial da Juventude e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB Nacional) acompanha efetivamente este grande evento da Igreja para as Juventudes. A CRB tem percorrido um caminho que vem abrindo alguns horizontes que levam ao encantamento pelas Juventudes e apresentará ao longo da semana da JMJ textos que iluminem este caminho.

É justamente no caminho da valorização das Juventudes que a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) nos encontra no Brasil. Sabemos que muitos jovens não irão à JMJ no Rio de Janeiro: alguns por não quererem, outros por não poderem. Mais do que a supervalorização do evento em si, é importante percebermos o impacto deste momento histórico na vida das Juventudes. Quais as contribuições desse grande evento em nosso País? Qual é de fato a importância da JMJ para as Juventudes? Por que esse evento está gerando tanta mobilização? O que se esperar dele e que sementes ele pode plantar na sociedade brasileira, em particular nos jovens deste país? Será mesmo um divisor de águas?.

A história das Jornadas Mundiais da Juventude evocam reflexões sobre o movimento da Igreja para se aproximar dos jovens. O termo que tenho utilizado para refletir sobre o movimento de aproximação e encanto que as ‘Jornadas Mundiais de Juventude’ têm despertado é processo. É compreendendo o processo do evento que se pode diminuir o peso da crítica dos que são contrários à JMJ, bem como suavizar a empolgação dos que excedem nas expectativas sobre a mesma. É com base na experiência vivida, com suas virtudes e limites, que se torna possível edificar uma nova história, um sonho possível de valorizar a vida e vigor das Juventudes.

            No próximo texto refletiremos sobre a Vida Religiosa e a JMJ.



[1] Juventudes: o exercício da escuta e aproximação. MOTA, 2012 (CRB Nacional).

[2] Questões levantadas no artigo publicado no jornal ‘Correio Riograndense’ em novembro de 2012.

[3] Mota, Frei Rubens. Artigo: A história das Jornadas Mundiais da Juventude. Revista Convergência (Jul/ago/2012).

 

 

Publicações recentes