Vida religiosa e novas tecnologias

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

 

 

Pe. Alfredo J. Gonçalves, cs

Internet, Google, Facebook, Telefone celular, Smartphone, Instagram, Redes sociais, Amazon, Compras online, WhatsApp, Fake News, E-mail – eis uma série de termos muito familiares às novas e novíssimas gerações. As gerações anteriores, ao contrário, sentem grande dificuldade em incorporá-los no seu dia-a-dia, quando não os ignoram completamente. Fala-se, por exemplo, da geração dos botões ou geração digital, em contrapartida à geração da calça Jens, da Coca-Cola e dos Beatles. Em relação à primeira, os membros da segunda, por vezes, chegam a se definir como exemplares dos “dinossauros”. Seres pré-históricos e fora do contexto atual.

Na Vida Religiosa Consagrada (VRC), as coisas não são diferentes. Existem, de um lado, os que mantêm um olhar oblíquo, distante e desconfiado diante do universo desconhecido de tantas e tão rápidas novidades tecnológicas. De outro, os que delas fazem uso e abuso com uma habilidade e familiaridade deveras surpreendentes. Em tempo de mudanças rápidas, profundas e sem precedentes, não raro, predomina o movimento pendular dos extremos. Enquanto uma parte acusa a tendência efêmera e superficial do mundo virtual ou volátil, a outra aponta o dedo sobre os “retrógrados”, incapazes de se adaptarem à comunicação moderna ou pós-moderna. Chega-se, muitas vezes, a uma polarização exacerbada que impede um meio termo, em vista de um uso correto das novas tecnologias. Resulta que o uso ininterrupto e desmedido, por uma parte, afasta e reforça o temor e a desconfiança, por outra. Os polos se radicalizam e se excluem reciprocamente.

Hoje como ontem, diante de inovações da tecnologia, o desafio consiste em um uso adequado. Um rápido olhar para em que surgiram a pólvora, a imprensa e os novos meios de transporte bastará para ver como as reações se repetem. Num primeiro momento, a novidade adquire o caráter de vedete, de protagonista e até de fim em si mesma, como o carro, por exemplo. Logo tende a crescer a consciência de que os avanços tecnológicos não passam de meios. Não podem por isso nos desviar dos fins e das metas a que nos propomos enquanto seres dotados de razão, e menos ainda enquanto religiosos chamados e enviados ao serviço do Reino. Quando isso ocorre, o ser humano cria máquinas, tornando-se depois incapaz de dominá-las. Convém ter claro aqui a diferença lapidar entre o que na existência humana é secundário, substituível, relativo e descartável, daquilo que lhe é central, indispensável, essencial, absoluto. Na VRC, como é fácil constatar, essa diferença e essa distinção é conditio sine qua non da espiritualidade, da vida comunitária e da missão.

A esta altura, voltemos a olhar mais de perto para dentro das comunidades da VRC. De imediato, tropeçamos novamente com o pêndulo dos extremos entre os internautas e os que praticamente a rechaçam ou a utilizam de forma rudimentar. E tropeçamos também com tensões e atritos entre um grupo e outro. Mas a pergunta que emerge vai em outra direção: até que ponto o uso das inovações tecnológicas, marcadamente ligadas às telecomunicações, interfere, desvia ou distorce os ideais da VRC? Não há dúvida que os abusos se tornaram conhecidos e notórios. O primeiro deles é a corrida frenética aos modelos de ponta. Do berço ao túmulo, os novos aparelhos portáteis de comunicação costumam ter vida curta. Envelhecem com a velocidade vertiginosa do mercado e de sua sede de produção e venda. Não é difícil adquirir o vício e o vírus de trocá-los a cada novidade, o que depõe contra o voto de pobreza. E contra o voto de castidade, quando se estabelece uma ligação mórbida e doentia com certas inovações que consomem mais tempo que a oração, a vida fraterna ou o compromisso pastoral.

Depois vem o contraste entre as coisas e as pessoas. Hoje repete-se com frequência a imagem de vários religiosos sentados à mesa, cada um deles centrado sobre o próprio smartphone. Mais grave ainda quando o telefone portátil toca (e é atendido) durante a oração ou a eucaristia. Outra cena comum é cada pessoa com seu prato nos joelhos diante da televisão, como a rainha do lar. Tudo isso vale igualmente para a convivência familiar. Quais os riscos de semelhantes atitudes para a comunhão fraterna e o cuidado vocacional recíproco?! Nada parece mais invasivo, inoportuno e intempestivo do que o sinal do celular em determinados momentos, digamos, “sagrados” da VRC e/ou familiar. E quanto mais musicados, mais estridentes, do ponto de vista do incômodo.

Melhor então impedir seu uso? Nada mais equivocado. Tudo que é proibido tende a ser mais apetitoso. Mas não é esse o motivo principal do cuidado. Na verdade, nos dias atuais a Internet em suas modalidades mais variadas entrou a fazer parte da vida, tanto no trabalho cotidiano quanto da missão do religioso. E não são poucos os que a usam para criar, cimentar e consolidar as chamadas redes sociais. Debates interesses circulam nessa imensa galáxia. Aqui, porém, levanta-se outra questão, a qual envolve riscos e potencialidades. São infinitas as alternativas de tais redes. Podem ser superficiais, grosseiras, lascivas e até criminosas, como podem representar uma nova forma de estabelecer laços humanos. Neste caso, o que conta são os conteúdos veiculados, os quais, precisamente por sua natureza enciclopédica, jamais deveriam dispensar a leitura de um bom livro.

Quando se fala de família e de vida religiosa, entretanto, nada substitui o contato interpessoal, o diálogo olho no olho, o encontro comunitário, o cultivo da vocação. Se “navegar é preciso”, conviver entre irmãos torna-se um absoluto para a VRC. Justamente aí nascem e crescem os medos, dúvidas, os perigos e as ambiguidades das novas tecnologias.

Pe. Alfredo J. Gonçalves, cs – Rio de janeiro, 05 de fevereiro de 2019

Publicações recentes