Vida Consagrada, vinho excelente, diz dom Carballo

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Roma (RV) – Sob o tema “Abrindo caminhos”, 110 representantes de 36 institutos e associações de direito pontifício e diocesano já aprovados, ou em vias de aprovação, participaram nos dias 29 e 30 de maio, em Roma, do III Encontro de Novas Formas de Vida Consagrada. Nos dois dias, os participantes estudaram e partilharam as próprias estruturas de comunhão e governo, com particular atenção a uma das principais características das Novas Formas de Vida Consagrada: o chamado específico à congregar, no seio de uma única instituição, diferentes estados de vida.

No primeiro dia do encontro foram duas as palestras. A primeira, a cargo do prof. Carlos García Andrade C.M.F., Professor do Instituto de Teologia da Vida Consagrada Claretianum, em Roma, tratou das estruturas de comunhão das novas formas de vida consagrada. A segunda, conduzida pela canonista Maruja Serrano Vargas M. Id, foi dedicada às estruturas de governo nestas novas formas de vida consagrada. Cada uma das sessões plenárias foi seguida por momentos de trabalho por grupos linguísticos, com o objetivo de aprofundar os temas tratados e buscar elementos comuns.

Esta III edição do encontro viu, pelas pela primeira vez, a realização de uma mesa redonda com representantes dos institutos de direito pontifício reconhecidos como nova forma de vida consagrada pela Congregação dos Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. Ao final da mesa redonda, o Secretário do dicastério vaticano, Dom José Rodríguez Carballo O.F.M., dirigiu a palavra aos participantes.

Em seu pronunciamento, o Arcebispo Secretário da Congregação destacou os desafios para as novas formas de vida consagrada, recomendando os presentes a custodiar os próprios carismas, como fruto do Espírito Santo, com uma espiritualidade sólida e apostólica própria destas novas formas. “A vida consagrada é um vinho excelente. Excelente!”, afirmou. “Todavia, muitas vezes são os odres a não serem adequados e o vinho se perde. Seria uma pena se se perdesse o bom vinho dos vossos carismas por falta de recipientes adequados!”.

Ao final, Dom Carballo encorajou os presentes a continuarem o caminho da comunhão eclesial, exortando todos a confiarem na Congregação, da mesma forma que a Congregação confia neles. (JE)

Fonte: radiovaticana

Publicações recentes