“Vida Consagrada: Homens e mulheres de fronteira”, diz Cardeal de Aviz

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Cidade do Vaticano (RV) – Neste ano de 2014, a Alegria do Evangelho, a Exortação Apostólica de Francisco, foi o fio condutor através do qual aprofundamos aspectos sociais e eclesiais que o Papa considera indispensáveis para uma nova etapa evangelizadora.

O caminho que o Pontífice nos indicou foi o da alegria, que brota do encontro pessoal com Jesus Cristo e que deve ser constantemente renovada e comunicada.

Ano da Vida Consagrada

A alegria marcará também o Ano da Vida Consagrada, ao qual dedicaremos este mesmo espaço a partir de 2015. Para o Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Card. João Braz de Aviz, a finalidade deste Ano convocado por Francisco é dar a todos os consagrados a alegria de uma paixão por aquilo que fazem e por aquilo que são.

“Na vida da Igreja temos esta marca da presença dos carismas. Toda a história da Igreja, desde os primeiros séculos, teve homens e mulheres que seguiram uma estrada particular de luz, orientados por um carisma dentro da Igreja. O Papa quis que este Ano significasse justamente uma retomada de toda a vida consagrada na Igreja.”

Desafios

O Cardeal brasileiro prossegue: “Vivemos num tempo de passagem, estamos com vários problemas, mas nós queremos olhar para a Vida Consagrada no passado tendo uma memória agradecida por todo esse período, sobretudo do Concílio até aqui, mas também por toda a história da Igreja pela presença dos consagrados. Não tanto parar nas coisas negativas ou dificuldades ou tropeços que tivemos, mas ficar com o lado positivo, com a construção desses homens e mulheres de fronteira, que enfrentaram situações de missionariedade muito bonitas, para estar perto do homem e da mulher do seu tempo.”

{mp3remote}https://www.crbnacional.org.br/site/images/audios/avc_estradadeluz.mp3{/mp3remote}

Publicações recentes