Vida Consagrada é tema de Coletiva de Imprensa em Aparecida

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Egnalda Rocha| 08.04.2015| Uma Coletiva realizada na manhã desta quarta, 08, na sala de Imprensa durante o Congresso Nacional da Vida Consagrada que acontece em Aparecida – SP, reuniu representantes da Igreja e da Vida Religiosa para apresentar para a Imprensa o seu parecer sobre o evento e o Ano da Vida Consagrada.

Participaram da Coletiva, a presidente da Confederação Lationoamericana e Caribenha de Religiosos e Religiosas, Irmã Mercedes Casas Sánchez, o presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB e arcebispo de Palmas, dom Pedro Brito Guimarães, o arcebispo de Porto Alegre e bispo referencial para a Vida Consagrada, dom Jaime Spengler, o ex-presidente da CRB Nacional, padre Edênio Valle, svd, am presidente nacional da CRB, Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, mad, o religioso da Congregação  dos Missionários Franciscanos Filhos de Maria, Irmão Carlos Lins.

“O  Ano da Vida Religiosa Consagrada renova-nos no sentido da nossa consagração, nos revitaliza na esperança, sobretudo segundo o apelo do espírito”, disse a presidente da CLAR, Irmã Mercedes Casas Sánchez. Mercedes destacou, ainda, sua alegria em compartilhar esse momento de kairóscom a Vida religiosa do Brasil.

Na sequência, dom Pedro Brito Guimarães  ressaltou o clima de seriedade do evento. “Tudo é colocado sem maquiagem de forma provocativa e profética, com sinceridade. Já Dom Jaime Spengler reconheceu o grande trabalho da Vida religiosa no processo de evangelização no Brasil. “A Igreja é devedora da Vida Religiosa Consagrada, nesses cinco séculos de história de evangelização”, destacou.

O arcebispo concluiu dizendo que deseja que a Vida Religiosa seja sempre conduzida pela esperança, sem perder de vista o Cristo crucificado. “Como bispo que acompanha  a Vida Consagrada, aprendemos muito, vemos riqueza, beleza espalhada por todo o país, realizando o trabalho de forma discreta e vigorosa, ao mesmo tempo”, concluiu Spengler.

O ex-presidente da CRB Nacional e profundo conhecedor da sua história, padre  Edênio Valle trouxe na sua fala, a  recuperação do passado no congresso, e o entusiasmo das pessoas, ainda que marcadamente por religiosos cuja caminhada já passa de 30 anos de jornada. “Vejo com alegria o nosso papa nos dirigindo para retomarmos o processo, pois a Vida Religiosa renascer. É a grande fraternidade, no espírito que conduz a caminhada”, concluiu.

Irmã Maria Inês Ribeiro, presidente nacional da CRB frisou que o Congresso é um evento que passa, mas a vida não e que sendo um evento de reflexão deve ajudar a animar na missão de animar a Vida Consagrada. “Devemos estar atentos à presença de Jesus, especialmente onde a vida está mais ameaçada. Não esperávamos essa resposta, (da participação de mais de duas mil pessoas), pra mim é um grande sinal de renovação e de esforço. Que possamos sair daqui mais entusiasmados e sermos fiéis e empenhados da sua vocação e missão”. A presidente concluiu exortando os religiosos a assumirem a sua  identidade. “Somos consagrados para o reino, para testemunhar a nossa fé”.

Irmão Carlos Lins falou sobre a presença da Vida Religiosa junto às Comunidades Inseridas no Nordeste. “São 50 anos a serviço da vida nas pequenas comunidades, que se juntam e se firmam na experiência do povo e esse Congresso desperta em nós o desejo de sermos mais irmãos, junto aos que sofrem. Nunca perdemos a esperança, mesmo em tempos de crise”, enfatizou o religioso que trabalha com as Comunidades Eclesiais de Bases na cidade de Paulista –PE.

Veja imagens e assista ao vivo o Congresso da Vida Consagrada

Publicações recentes