Vaticano anuncia principais eventos do Ano da Vida Consagrada

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Carta circular intitulada “Alegrai-vos”, baseada nas Sagradas Escrituras e nas palavras do Papa Francisco, será instrumento-base para de preparação dos Religiosos e Religiosas para o Ano da Vida Consagrada

Por Rosinha Martins| 27.02.14| O prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica do Vaticano, dom João Braz de Aviz, apresentou na tarde desta quarta, 26, para centenas de Religiosas e Religiosas, a carta “Rallegratevi” (Alegrai-vos), destinada a todos os consagrados e consagradas em preparação para o ano da Vida Consagrada, 2015. O evento aconteceu na Pontifícia Universidade Urbaniana de Roma.

Participou da cessão, como moderadora, Vittoria Terenzi  e os  interventores: o secretário, a vice-secretária e o subsecretário da Congregação, Monsenhor Frei Jose Rodríguez Carballo, Irmã  Micla Spezzati e  padre Sebastiano Paciolla e  o teólogo, padre  Bruno Secondin.

Frei Carballo,  fazendo menção às palavras de Francisco, frisou que “não há santidade para a tristeza e não se pode testemunhar com a cara de funeral”. E convidou os consagrados e consagradas a serem “audazes e perigosos, como o foram os profetas”. 

Para a vice-Secretária, Irmã Micla Spezzati, maior que a ‘crise de vocações’ é a ‘crise de fidelidade’, ressaltou, ao fazer referência ao conteúdo da carta. 

O Cardeal Aviz explicou o significado do título da carta: ‘Alegrai-vos’. “O sentido deste título é maravilhoso porque a nossa vida deve ser expressão de uma grandíssima alegria. Para ser um consagrado ou consagrada triste, é melhor que não o seja. Devemos encontrar essa alegria não só fora, mas no nosso interior”, disse. Dom João afirmou ainda, que a carta se baseia nas passagens das Sagradas Escrituras, mas sobretudo nas palavras do Santo Padre, o Papa.

A carta circular é composta de duas partes, enriquecidas por dois ícones bíblicos: ‘Alegrai-vos, exultai, resplandecei de alegria, consolai, consolai o meu povo’. A parte final contém algumas perguntas do Papa Francisco que  servirão para estimular a reflexão e com a oração final “Ave, Mãe da Alegria.

O texto publicado pela editora italiana Casa LEV, estará disponível em espanhol, inglês e francês. Outras cartas serão publicadas com o intento de acompanhar a preparação e a reflexão do Ano da Vida Consagrada.

 O Dicastério apresentou um primeiro calendário das atividades para aquele ano:

30/11/2014–  Abertura Oficial do Ano da Vida Consagrada (primeiro domingo do Advento);

22 a 24/01/ 2015 –  Encontro Ecumênico com os consagrados e consagradas de outras Igrejas ( durante a Semana de Oração pela unidade dos cristãos);

8 a 11/04/2015 – Encontro com os formadores e formadoras  para aprofundar os critérios che provém de uma espiritualidade da comunhão;

18 a 21/11 – Encontro para a Vida Monástica – Serão convidados  os presidentes das Federações de todas as Ordens. Na mesma data haverá o Encontro para as Sociedades de Vida Apostólica e para  a Ordo Virginum;

28/01 al 01/02/ 2016 – Simpósio Teológico sobre a Vida Consagrada;

2/02 2016– Encerramento oficial.

De acordo com dom João, será lançada uma corrente mundial de oração com todos os mosteiros do mundo na intenção de todas essas atividades.  Está previsto, também, um curso de formação online para a Vida Contemplativa que será orientado e acompanhado pelo Dicastério.

{mp3remote}https://www.crbnacional.org.br/site/images/audios/domjoao_carta.MP3{/mp3remote}

Fonte: vidmusdominum

Tradução: italiano-portugues: Rosinha Martins

Publicações recentes