União das Superioras Gerais de Congregações Brasileiras se reúnem em Brasília

Compartilhe nas redes sociais

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram

Por Rosinha Martins|10.10.14|A coordenação da União das Superioras Gerais das Congregações Brasileiras (USG-CB) se reuniu na sede da CRB Nacional, em Brasília, com o objetivo de preparar a Assembleia Geral Eletiva de 2015. São elas:  Irmã Cacilda Mendes Peixoto, sdn, Irmã AnnaTomelin, imc, Irmã Ercy Baiense da Fonseca,ije, Irmã Paula Francinete da Silva, cnsg, Irmã Marlise Hendges, icm e Irmã Maria Rodrigues Leite,ija.

Na ocasião, a presidente, Irmã Cacilda Mendes Peixoto, sdn, falou sobre o tema da Assembleia, que versará sobre a inserção nos meios populares.

“As nossas congregações tem suas sedes no Brasil. A nossa realidade carece de uma inserção maior, sobretudo nos meios populares ou entre os pobres, aqueles que mais necessitam da nossa presença. Na Assembleia de 2013 fizemos um levantamento de temas para os três anos da nossa congregação. Este ano foi sobre juventudes com o lema “Vida Religiosa Consagrada aproxima-te”.

Sobre o Ano da Vida Consagrada, Irmã Cacilda afirmou que a União, celebrará com a Conferência Nacional dos Religiosos do Brasil. Naquele mesmo ano a USG completa cinquenta anos de fundação.

Sobre a União das Superioras Gerais das Congregações Brasileiras – USG-CB

“A união de Superioras Gerais nasce a partir da UISG por ser uma entidade representativa da Vida Religiosa feminina  de todo mundo. E, como é difícil para a UISG dinamizar toda essa realidade a nível mundial, se divide em constelações e o Brasil, por ter um número muito grande de congregações nascidas aqui, forma  uma constelação da UISG. Isso também  ajuda na dinamização da Vida Religiosa com raízes brasileiras”.

A nomeação de Irmã Luiza Premoli para a Congregação para a Evangelização dos Povos

“Há um tempo, a União Internacional das Superioras Gerais encaminhou ao Papa Francisco  uma carta,  Papa pedindo maior presença da Vida Religiosa feminina no Vaticano e,  acreditamos que seja essa uma resposta dele atendendo essa solicitação nossa. E, para nós, como USG-CB, é uma alegria muito grande porque inclusive  Irmã Luzia é brasileira, natural de São Mateus –  ES. Queremos dizer do nosso contentamento com esses passos que o Papa Francisco está dando na direção de uma presença mais feminina”.

Publicações recentes